Já arrancou a 11ª edição da Feira do Vinho Tinto de Tangil, em Monção.
Desde o primeiro momento que o evento surpreendeu tudo e todos com uma nova imagem e diversas inovações.
Não houve, por exemplo, o tradicional corte de fita ao início. O certame foi aberto com um corte, sim, mas de uma vinha.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
“Continue a trabalhar, senão ainda o apanhamos”
No seu discurso, o Presidente da Junta mostrou desde logo uma inevitável vaidade com o novo layout da feira.
Em tom brincalhão, não resistiu a provocar o Presidente da Câmara.
“Esta Feira do Vinho Tinto tem a particularidade de crescer um pouco todos os anos. Este crescimento tem sido feito de forma saudável, e isso é para mim o mais importante. Portanto, Sr. Presidente da Câmara, António Barbosa, continue a trabalhar na Feira do Alvarinho senão ainda o apanhamos”, disse Michel Fernandes. Gargalhada geral.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
“O propósito desta feira é diferente de todas as outras. Trabalhamos para voltar a colocar o vinho tinto da sub-região de Monção e Melgaço no seu devido lugar”, lembrou o Presidente da Junta.
Enalteceu o papel e o trabalho feito neste sentido pela Real Confraria do Vinho Verde Tinto.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Barbosa: “Queremos garantir que continua a haver vida no nosso mundo rural”
Por sua vez, o Presidente da Câmara aproveitou a abertura do evento para sublinhar e lembrar a aposta do atual Executivo Municipal na requalificação da rede viária do concelho.
Isto precisamente no dia em que o Município deu por concluída a invevenção na Estrada da Igreja, naquela mesma freguesia. Uma artéria que permite a ligação direta da Escola Básica do Vale do Mouro à Igreja Paroquial e ao cemitério da freguesia.
[Fotografia: Município Monção]
[Fotografia: Município Monção]
Num investimento de 59.352,33 euros, a Estrada da Igreja, na freguesia de Tangil, recebeu pavimento asfaltado, garantindo à população local uma acessibilidade em boas condições de mobilidade pedonal e automóvel.
Juntamente com a Estrada da Curiscada, em Riba de Mouro, a Estrada da Igreja está enquadrada no plano municipal de requalificação da rede viária concelhia, englobando o denominado Lote 4. Ambas as intervenções estão a cargo da empresa “Betufam, Lda”.
“Queremos garantir que continua a haver vida no nosso mundo rural. Garantir que continuam a existir condições de mobilidade para aqueles que queiram residir em Tangil, Riba de Mouro, Anhões, etc…”, disse desde logo António Barbosa.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
O autarca fez contas e revelou que, naquela zona, “só nos últimos 30 dias, o investimento na rede viária foi de 380 mil euros”.
“Enquanto eu cá estiver, continuaremos a dizer que aqui continua a haver investimento e que quem reside aqui continue a ter condições exatamente iguais às de quem vive no centro do concelho”, concluiu Barbosa.
Veja ainda esta galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]
Pelo palco da edição deste ano da Feira do Vinho Tinto, ainta esta sexta-feira, vão passar o Grupo Folclórico Amigos de Longos Vales, Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e, noite dentro, há encontro de concertinas e cantadores.
No sábado realiza-se mais uma edição do Raid Rota da Pedra Solta. Pela hora de almoço atuam Sérgio Carvalhosa&Gabriela (com participação de Ana Torres). Durante a tarde, a animação estará a cargo da Charanga Cantos Somos, Charanga Algazarra e Melgaço Dance Center.
A partir das 19h30 sobe ao palco o grupo Amar&Dar. Pelas 22h45 será a vez dos Maré Viva. A madrugada estará a cargo do DJ Pedro Pagodes.
No domingo, há caminhada a partir das 9h00. Pela hora de almoço atua Dario Rocha. A tarde será abrilhantada pela Esepus Tunae, pelas Laurindas, pela Tmum-Tuna e Charanga Imperiais.
Confira o programa ao pormenor:
[Fonte: JF Tangil]
Este evento, vale referir, tem-se pautado pela promoção de vinhos verdes tintos da sub-região Monção&Melgaço de marcas registadas e certificadas.
Não vão faltar o fumeiro e os tradicionais petiscos.
Comentários: 0
0
0