PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Feira de Segude regressou de sorriso aberto a nova era na agricultura [FOTOS]

13 Maio, 2023 - 13:07

3139

0

Feira Agrícola do Vale do Mouro.

“Há quatro anos que não estávamos aqui. A última edição desta feira, como bem se recordam, foi em 2019″, iniciou o Presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, este sábado na abertura da 30ª edição da Feira Agrícola do Vale do Mouro, em Segude.

 

“Atravessamos uma crise mundial muito grande. Não só com a guerra na Ucrânia, mas que já vinha da pandemia. Hoje começamos a perceber que aquilo que dávamos como não tão importante há quatro ou cinco anos atrás – que é a agricultura – voltou novamente a estar na mó de cima”, considerou.

 

O autarca exemplificou com a rotina diária de cada um.

 

“Quando passamos na caixa do super ou hipermercado, trazemos maçãs, bananas, pêras e produtos hortícolas. Temos hoje a noção de que, aquilo que há anos atrás eram só meia dúzia de pessoas que se preocupavam com isso, percebemos hoje que muito do futuro dos nossos territórios terá de passar pela agricultura”, apontou.

 

E, para o autarca, “passar pela agricultura é muito mais do que Alvarinho ou qualquer outro vinho”.

 

“Hoje, felizmente, há muitos jovens que começam a perceber isso. Estão a apostar noutro tipo de agricultura à qual não estávamos habituados” e exemplificou com jovens, em freguesias vizinhas, que já começaram a produzir morangos.

 

Uma agricultura “rentável” da qual, frisou Barbosa, “é possível viver e que tornará a ser uma atividade muito importante para o nosso País como o era há 40 anos”.

 

 

 

Uma feira que “começou no adro da Igreja”

Visivelmente satisfeito, o Presidente da Junta de Segude, Jorge Lourenço, lembrou uma feira “que começou no adro da Igreja” e que cresceu significativamente ao longo dos anos.

 

“Foram incluídas as corridas de cavalos e a feira do gado, que são hoje uma referência para a nossa região”, disse o autarca. “Estou certo que vamos ter uma grande Feira do Gado e duas tardes hípicas sensacionais”, disse.

 

Congratulando-se com “o grande número de expositores presentes”, o Presidente da Junta lançou um agradecimento extensivo a todos os que contribuíram para o evento.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

 

Muito para ver e ouvir no fim de semana

A 30ª edição da Feira Agrícola do Vale do Mouro começou este sábado e vai prolongar-se durante este domingo. O certame, recorde-se, esteve suspenso em 2020, 2021 e 2022 devido às restrições pandémicas.

 

É o mais antigo do género no concelho. Realiza-se desde 1990.

 

O evento está a cargo da Junta de Freguesia de Segude.

 

Este sábado, partir das 15h00, a tradicional tarde hípica, com corrida a passo travado.

 

A partir das 22h00, sobe ao palco a orquestra Thema Solus. Madrugada dentro, será o DJ Paul Master a animar os visitantes.

 

No domingo, a partir das 8h00, realiza-se a Feira do Gado com prémios para os melhores exemplares. Por esta hora realiza-se também naquele local mais uma edição do Mercadinho da Aldeias.

 

Para as 9h00 está prevista uma caminhada. Pelas 15h00, nova tarde hípica mas com corrida a galope.

 

Meia-hora depois, uma tarde de folclore que conta com as atuações do Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe e do Rancho Estrela dos Vales. O encerramento está previsto para as 20h00.

 

 

Confira o programa ao pormenor [Fonte: JF Segude]

 

 

Recorde-se que, a par das atividades musicais e lúdicas, o certame agrícola apresenta habitualmente diversos expositores com material e equipamento relacionado com o sector, artigos manufaturados de artesanato, produtos regionais, e tasquinhas típicas com ementas e vinhos da região.

 

Uma feira que aposta na preservação da tradição sem descurar aspetos de modernidade e pretende assumir-se como um local privilegiado para o estabelecimento de relações pessoais e empresariais entre os profissionais do setor.

 

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Feira

Últimas