PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Executivo chumba parceria para gestão dos Sistemas de Abastecimento de Água

27 Abril, 2018 - 04:15

228

0

O Executivo Municipal de Monção chumbou, por unanimidade, a constituição de parceria entre os Municípios do Alto Minho e o Estado Português para a gestão Multimunicipal dos Sistemas de Abastecimento […]

O Executivo Municipal de Monção chumbou, por unanimidade, a constituição de parceria entre os Municípios do Alto Minho e o Estado Português para a gestão Multimunicipal dos Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento. Na proposta aprovada esta quinta-feira, em sessão camarária, autarquia considera que “no estudo apresentado pela Águas de Portugal (AdP) se verifica uma falta de investimento, por parte da AdP, na ampliação dos sistemas de abastecimento de água e saneamento no concelho de Monção”. Acrescenta ainda a edilidade que a “a previsível centralização dos serviços em Viana do Castelo, mesmo tendo em consideração os três pólos operacionais e um centro de atendimento no Município, determinam uma deslocação de funcionários municipais para a capital de distrito” o que, refere a autarquia, “poderá determinar uma perda de eficácia na qualidade do serviço prestado aos munícipes”.

Entre outras razões, a Câmara de Monção “prevê que os custos do Município com os próprios consumos internos de água poderão ter um aumento exponencial”.

Recorde-se que, no âmbito das suas competências, a CIM do Alto Minho desenvolveu, em parceria com a empresa pública Águas de Portugal, um estudo da gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de todos os Municípios do Alto Minho. Em causa está a proposta de criação da empresa Águas do Alto Minho, de gestão das redes de água, em baixa, e do saneamento, detida em 51% pela Águas de Portugal e em 49% pelos dez municípios da região.

 

Últimas