PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Executivo aprovou voto de pesar pelo falecimento de D. Anacleto Oliveira

21 Setembro, 2020 - 19:56

209

0

PUB O Executivo Municipal de Monção aprovou esta segunda-feira por unanimidade, em sessão camarária, um voto de pesar pelo falecimento do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira. […]

PUB

O Executivo Municipal de Monção aprovou esta segunda-feira por unanimidade, em sessão camarária, um voto de pesar pelo falecimento do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira. Foi também cumprido um minuto de silêncio na sala.

“O trágico falecimento de D. Anacleto Oliveira constitui uma perda irreparável para toda a região do Alto Minho, deixando-nos como legado uma atividade pastoral e cívica preponderante para o fortalecimento dos valores religiosos e humanistas na nossa região”, leu o presidente da Câmara, António Barbosa.

“A Câmara Municipal de Monção envia sentidas condolências à família enlutada e à Igreja Católica. Nesta hora de pesar, resta-nos a memória de alguém excecional, a invocação da serenidade para apaziguar a dor e o recolhimento na oração pela alma do nosso querido irmão”, refere ainda a mesma nota.

D. Anacleto Oliveira, natural de Cortes (Diocese de Leiria/Fátima), após o curso Teológico, foi ordenado presbítero em 15 de Agosto de 1970. Prosseguiu estudos em Roma, onde se licenciou em Teologia Dogmática, seguindo para Alemanha onde se doutorou em Exegese Bíblica.

Recebeu a ordenação episcopal, em Fátima, em 24 de Abril de 2005 e em 11 de Junho de 2010 foi nomeado Bispo da Diocese de Viana do Castelo, sendo quarto Bispo da Diocese.

Faleceu na passada sexta-feira na sequência de um despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar, no distrito de Beja.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas