PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Esta praça vai ter mais luz à noite. Veja como vai ficar

23 Maio, 2025 - 12:08

2090

0

Largo do Loreto vai também ficar mais iluminado.

A Praça Deu-la-Deu, no centro histórico de Monção, vai ter mais luz durante a noite.

 

A iluminação pública daquele espaço emblemático está a ser requalificada. A intervenção, no valor de 102.502,00 €, foi adjudicada à empresa “Cunha Bastos, Lda”.

 

“O investimento tem como finalidade reforçar a luminosidade em toda a praça, incluindo o Largo do Loreto, garantindo embelezamento noturno aos edifícios localizados naquela área e uma substancial melhoria da visibilidade para os transeuntes e automobilistas”, explica a autarquia.

 

Os primeiros trabalhos constam da abertura de valas e, consequente, regularização do pavimento.

 

“Neste momento, a intervenção decorre na área ajardinada da Praça Deu-la-Deu. Posteriormente, proceder-se-á à reorganização e intensificação dos pontos de luz, através da instalação de novas luminárias em todo o espaço”, refere a autarquia.

 

No âmbito da intervenção, a Praça Deu-la-Deu receberá 7 novos postes/candeeiros, com 6 metros de altura, no interior, e 11 postes/candeeiros, com 4 metros de altura, no exterior. Serão instaladas 19 luminárias nas fachadas dos edifícios e, no Largo do Loreto, 4 postes/candeeiros, com 8 metros de altura.

 

 

 

[crédito fotografia: Município Monção]

 

 

 

Apurou a Rádio Vale do Minho que os postes/candeeiros e luminárias serão semelhantes aos já existentes na Praça da República.

 

 

Praça da República

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

“À semelhança dos trabalhos anteriores, a solução preconizada para a Praça Deu-la-Deu e Largo do Loreto teve em consideração a eficiência energética, a utilização consciente dos recursos disponíveis e a materialização do conceito: máximo desempenho com o menor consumo”, realça o Município.

 

“Procurou-se, também, a adoção de soluções e medidas concretas para reduzir o impacto ambiental e minimizar a poluição luminosa. Nesse sentido, procedeu-se à escolha e utilização das luminárias mais precisas para incidirem nos pontos de luz necessários”, acrescenta.

 

 

[crédito fotografia capa: Rádio Vale do Minho]