PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Destaques
Monção

Monção: Está a ‘nascer’ um novo mural na Praça dos Milagres (todo em trencadís!)

19 Agosto, 2021 - 20:37

89

0

PUB Está a nascer um novo mural na freguesia de Cambeses, em Monção. A obra, assinada pelo artista monçanense Tó Lira, recorre quase por completo à técnica decorativa do trencadís […]

PUB

Está a nascer um novo mural na freguesia de Cambeses, em Monção. A obra, assinada pelo artista monçanense Tó Lira, recorre quase por completo à técnica decorativa do trencadís que, basicamente, consiste na criação de uma espécie de mosaico com pedaços irregulares de cerâmica ou outros materiais de fácil fragmentação.

O resultado, adiantou já a Junta de Freguesia de Cambeses à Rádio Vale do Minho, será “um dos maiores painéis de azulejo quebrado em todo o País, inspirados nesta técnica decorativa”. Em números, vão ser mais de 100 metros quadrados de azulejos quebrados e “meticulosamente colocados”.

Mas o que irá ser visto? A Junta também já levantou um pouco do véu. “Serão imagens alusivas à Cultura e à História vivida na freguesia, em especial na Praça dos Milagres”. Os desenhos são da autoria de Pedro Cruz, “e foram inspirados na obra História e Identidade de um Povo, de Ernesto Português. Serão depois trabalhados ao detalhe pelo artista Tó Lira”.

 

Veja a galeria de fotos [créditos: JF Cambeses]

 

 

Visivelmente orgulhosa com a nova obra de arte a surgir na freguesia, a presidente da Junta, Catarina Lourenço considera que “é uma obra que marca definitivamente uma nova centralidade em Cambeses”.

“Transformaremos a Praça dos Milagres na primeira galeria de arte em espaço rural no nosso concelho”, apontou. “Ao longo dos próximos meses, outras técnicas decorativas na pintura e na escultura vão acrescentar valor cultural e patrimonial ao espaço. Os nossos artistas vão ter também lugar na nossa Praça”, assegurou.

Sublinhando o valor que Cambeses atribui às artes e à cultura, Catarina Lourenço garante que a Junta irá continuar a “valorizar os artistas radicados no nosso concelho”.

“Queremos valorizar o seu talento e dizer-lhes que acreditamos no seu potencial. Esta Praça é também para eles. Queremos que a utilizem para as suas exposições e que possam, através dos canais institucionais, projetar-se no mundo”, acrescentou.

 

Veja o vídeo [créditos: JF Cambeses]

 

PUB

 

 

Últimas