PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção: Está mais próxima uma rede europeia de ‘Cocas’

7 Setembro, 2023 - 16:34

1324

0

Rota Cultural Europeia do S. Jorge e do Dragão.

Como é certamente sabido, a lenda da vitória de S. Jorge sobre o dragão não é somente cultivada em Monção. Por toda a Europa há mais municípios que o fazem, sendo que em Monção o dragão é popularmente conhecido por Coca.

 

Há dias, cinco municípios europeus com a temática do S. Jorge e do Dragão presentes na cultura e tradição locais, assinaram um memorando de entendimento para a certificação da Rota Cultural Europeia do S. Jorge e do Dragão.

 

A cerimónia teve lugar em Beesel, nos Países Baixos, com a participação das localidades de Furth im Wald, na Alemanha, Grez-Doiceau, na Bélgica, Montblanc, na Espanha, e Monção, em Portugal.

 

A representar Monção, esteve o Vice-Presidente da Câmara, João Oliveira.

 

“O memorando de entendimento resultará numa colaboração efetiva e frutuosa entre os municípios, contribuindo para fortalecer o reconhecimento da Rota Cultural Europeia do S. Jorge e do Dragão e, também, para despertar o interesse dos europeus nesta tradição que une e apaixona os cinco municípios”, disse.

 

O documento tem como finalidade promover o intercâmbio e o conhecimento entre os municípios signatários, através da materialização de um processo colaborativo de partilha de experiências, de forma a potenciar esta herança cultural no campo educacional e turístico.

 

A certificação da Rota Cultural Europeia do S. Jorge e do Dragão será feita pelo Conselho da Europa.

 

Além da assinatura do documento, o programa englobou a realização de várias conferências, com a presença de oradores especializados na temática, bem como a inauguração dos brasões dos municípios, no BillyBird Park Drakenrijk, em Beesel, castelo para as crianças brincarem.

 

[Fotografias: Município Monção | Rádio Vale do Minho]

Últimas