Menu

+

2

3

Monção

Monção: Esta freguesia vai entrar em 2024 com “maior orçamento anual de sempre”

27 Dezembro, 2023 - 18:17

2539

0

São mais de 335 mil euros de investimento público.

A Assembleia de Freguesia de Cambeses aprovou esta terça-feira em reunião ordinária a Proposta de Orçamento e Investimentos Plurianuais para o ano de 2024 e seguintes apresentado pela Junta de Freguesia.

 

O documento, com valor global superior a 335 mil euros, é o “maior orçamento anual de sempre” desta Junta que “dá inicio a uma profunda transformação da freguesia nos próximos anos”, refere em nota enviada à Rádio Vale do Minho.

 

“Este orçamento marca definitivamente um posicionamento estratégico e de cooperação para o futuro, hoje apresentamos mais de 335 mil euros de investimento público que  nos próximos anos alicerçam a nossa politica de investimento e foco no quadro comunitário norte 2030″, considera a Presidente da Junta de Cambeses, Catarina Lourenço.

 

“Traçamos três eixos prioritários de atuação para a nossa freguesia, a modernização e capacitação da rede viária e abastecimento de agua publica; o reforço da nossa capacidade de acolhimento e ajuda social e uma aposta forte na dinamização e promoção turística e reforço da nossa capacidade hoteleira”, prossegue.

 

A autarca socialista sublinhou ainda que “este orçamento permite-nos encarar o futuro com otimismo mas acima de tudo com muita prudência na avaliação dos riscos inerentes a conjuntura politica nacional”.

 

“Hoje temos uma clarificação quanto a forma como devemos investir e quais são as nossas prioridades locais. As candidaturas a programas comunitários são hoje mais de 50% das nossa capacidade de receita e o reforço do investimento municipal a somar a esta estratégia de cooperação que delineamos permite-nos  potenciar  a freguesia para uma nova década de transformação”, concluiu.

 

Assim, de acordo com o documento, o próximo ano vai começar com “uma profunda requalificação da rede viária com as pavimentações da Rua de Cerdeiras , Coto, Figueiras, Rua da Fonte e Rua do Souto, à qual se somam os investimentos de cooperação municipal no caminho central Requesende e rua do Crasto”.

 

No decorrer do ano de 2024 será modernizada a rede de abastecimento de agua publica no CM 1096 e nas ruas a pavimentar.

 

O centro de alojamento urgente e temporário ficara concluído na segunda metade do ano “e mais para o final desse ano lançaremos a concurso o Hostel Internacional da Juventude o maior projeto de sempre da nossa freguesia”, assegurou Catarina Lourenço.

 

“É um facto que fazemos história com  este orçamento mas é com a sua execução que demonstramos toda a nossa capacidade de ação e construção de uma freguesia especial”, atestou.

[Fotografia: JF Cambeses]

Últimas