PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção: Esta é a nova escultura da vila – Foi inaugurada este sábado [FOTOS]

13 Março, 2022 - 00:28

4875

1

Feriado Municipal.

Dezenas de pessoas aplaudiram este sábado, ao vivo, a nova escultura de Monção. Assinada pelo artista Pedro Figueiredo, a obra de arte está na Avenida das Caldas e pretende ser uma homenagem ao folclore que foi tema central na edição deste ano das comemorações do Feriado Municipal.

 

Na sessão solene foram entregues títulos honoríficos e condecorações a três agrupamentos folclóricos do concelho: Rancho Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe; Associação Moleirinhos do Gadanha e Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros.

 

Os três condecorados na edição deste ano das comemorações do Feriado Municipal
[Fotografias: Município Monção]

 

 

“Os homenageados deste ano são três dignos representantes da cultura etnográfica e popular, cujas atuações no país e no estrangeiro, tem levado longe o nome de Monção”, considerou o presidente da Câmara, António Barbosa, acrescentando que “este reconhecimento público, totalmente merecido, é revelador do seu contributo para a defesa e dinamização da nossa herança cultural”.

 

“Com a entrega destas condecorações e a inauguração da escultura em homenagem ao folclore, queremos enaltecer a identidade cultural e etnográfica do nosso território, o qual encontra nos grupos folclóricos um exemplo vivo dessa ruralidade e autenticidade que, orgulhosamente, queremos preservar e valorizar”, adiantou.

 

 

 

Nova escultura na Avenida das Caldas é uma homenagem ao folclore
[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

“Seremos um dos concelhos de média dimensão mais procurados de Portugal”

No seu discurso, António Barbosa referiu que o plano de desenvolvimento do atual Executivo Municipal abrange uma “multiplicidade de atividades e investimentos que vão da cultura à educação, do crescimento económico à preservação ambiental, da mobilidade urbana à valorização da rede viária municipal”.

 

O objetivo, afirmou, “é reforçar a centralidade de Monção , transformando o nosso Município num destino de excelência e num centro de inovação da região transfronteiriça”.

 

 

António Barbosa pretende “reforçar a centralidade de Monção”

[Fotografia: Município Monção]

 

 

 

Para a sua concretização, acrescentou, “promovemos políticas ativas, autênticas e humanistas, feitas com base no diálogo, na partilha e na competência, falando sempre a verdade e agindo com rigor e transparência”.

 

“Não tenho dúvida de que seremos um dos concelhos de média dimensão mais procurados de Portugal”, afirmou o autarca sublinhando que “esta certeza vem dos projetos que estão em curso, mas também dos prémios que recebemos em 2021: Município do Ano da região Norte com menos de 20 mil habitantes e Município Familiarmente Responsável, pelo segundo ano consecutivo”.

 

Nesta sessão comemorativa foram ainda entregues os votos de louvor às instituições, associações e juntas de freguesias que estiveram e estão na linha da frente do combate à COVID-19.

 

Foi também lembrada e condenada a invasão da Ucrânia pela Rússia, tendo António Barbosa endereçado um forte agradecimento aos monçanenses pela colaboração nesta causa. “Um exemplo solidário que engrandece quem o pratica. Um exemplo louvável que enche de orgulho a nossa terra”, concluiu.

 

 

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas