PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: Esta âncora tem 400 anos – Foi retirada do rio Minho

16 Setembro, 2022 - 19:27

1833

0

Doada ao Município.

Tem seguramente mais de 400 anos. Trata-se de uma âncora achada e retirada do rio Minho, próximo da foz do rio Gadanha, em Lapela, no ano de 1958, tendo permanecido, desde então, com todos os cuidados de preservação, no jardim da residência do achador, em Lisboa.

 

Encastrada em pedra calcária, a âncora possui uma altura de 2,40 metros e largura de 1,36 metros, entre as duas pontas. “De acordo com especialistas em arqueologia subaquática, trata-se de um achado excecional com origem no século XVI e XVII”, refere o Município.

 

O tesouro foi doado ao Município de Monção. O auto foi assinado, no Edifício do Loreto, entre o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e José António Barreto Nunes, juiz conselheiro do STJ, jubilado, em representação de João Luis Cunha de Paços Pereira de Castro e sua esposa Rosa Maria Pinho Roma Pereira de Castro.

 

 

Auto de doação assinado no Edifício do Loreto
[Fotografias: Município Monção]

 

 

No âmbito do auto de doação, a Câmara Municipal de Monção responsabiliza-se pela conservação deste inédito património histórico, comprometendo-se a destinar a peça apenas para fins públicos, identificando, em caso de exposição, o nome dos doadores.

 

 

[Fotografias capa: esq: Município Monção/dir: Ilustrativa – Vítor Oliveira]

Últimas