PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: Está a chegar a nova incubadora de empresas – Saiba quando

24 Maio, 2022 - 20:26

1209

0

Empreendedorismo.

A nova incubadora de empresas de Monção vai ser inaugurada dia 10 de junho. A informação foi avançada à Rádio Vale do Minho por fonte autárquica no dia em que o Município abriu concurso público para empreitada de arranjo urbanístico da avenida Afonso III e de uma rotunda numa das principais entradas do concelho.

 

Esta avenida é precisamente onde se localiza a futura incubadora de empresas, já batizada com o nome de Habitat Criativo de Monção.

 

A intervenção na Avenida D. Afonso III envolve um investimento próximo dos 700 mil euros.

 

O novo espaço, localizado numa das principais entradas do centro histórico da vila, “tem como objetivo apoiar os jovens empreendedores no processo de desenvolvimento e consolidação das suas atividades profissionais, visando dinamizar e diversificar a economia local, ampliar e modernizar o tecido empresarial e criar postos de trabalho estáveis e qualificados”, relembra a autarquia presidida por António Barbosa.

 

Além de disponibilizar espaços físicos com condições efetivas para o pleno desenvolvimento da atividade, o denominado Monção – Habitat Criativo – Incubadora pretende facilitar aos “residentes” o acesso a um conjunto de parceiros, investidores e empresários, proporcionando-lhes, desta forma, uma inserção mais rápida no contexto laboral.

 

 

Ambiente favorável à aprendizagem e empreendedorismo

No sentido de potenciar o espirito empreendedor e promover a dinâmica empresarial, a filosofia deste espaço aglutinador passará pela “criação de um modelo de trabalho partilhado (recursos, experiências, ideias, serviços e competências técnicas) que, por sua vez, conduzirá a um ambiente favorável à aprendizagem e ao empreendedorismo”, aponta ainda a edilidade.

 

“Este espaço permitirá que os jovens empreendedores possam iniciar a sua atividade profissional a custos reduzidos e num ambiente favorável à criatividade e partilha de projetos e ideias”, assumindo-se como “uma ajuda importante para quem dá os primeiros passos no mundo laboral”, refere António Barbosa.

 

Ao mesmo tempo, adianta o autarca monçanense, “assegura a fixação de talentos na nossa terra, contribui para a criação de postos de trabalho qualificados, potencia a atratividade empresarial do nosso concelho, e diversifica a economia local com o aparecimento de negócios inovadores”.

 

O novo equipamento, que foi objeto de uma profunda intervenção de reabilitação estrutural e espacial, compreende dois pisos, ligados por escada e plataforma elevatória para utilização por pessoas de mobilidade reduzida. Estão previstos lugares de trabalho em openspace, gabinetes individuais, sala de reuniões/formação, e espaço de convívio.

 

Monção – Habitat Criativo – Incubadora já dispõe do respetivo regulamento, o qual estabelece as condições de funcionalidade e acesso ao equipamento. O documento, objeto de um período de consulta pública, foi aprovado em reunião do Executivo Municipal e, posteriormente, em sessão da Assembleia Municipal.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas