PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Escolas preparadas para qualquer evolução que a COVID-19 tome

22 Setembro, 2020 - 07:28

185

0

PUB As escolas de Monção estão preparadas para qualquer evolução que a pandemia da COVID-19 tome nos próximos meses. A garantia foi deixada esta segunda-feira pela vereadora da Educação, Natália […]

PUB

As escolas de Monção estão preparadas para qualquer evolução que a pandemia da COVID-19 tome nos próximos meses. A garantia foi deixada esta segunda-feira pela vereadora da Educação, Natália Rocha (PSD), em reunião do Executivo Municipal.

Visivelmente satisfeita, a vereadora fez ainda um balanço bastante positivo do arranque do novo ano letivo. Voltou a relembrar que as escolas estão todas adaptadas à nova realidade, por forma a garantir um ensino em segurança.

“Estamos preparados para um começo em segurança. Da parte do Município houve um trabalho árduo, sempre em parceria com o diretor do Agrupamento de Escolas”, referiu Natália Rocha. “Um trabalho no sentido de apostar na prevenção”.

No total, são cerca de dois mil alunos em todo o concelho de Monção. Cerca de 1700 estão no Agrupamento de Escolas, cerca de 190 no pólo da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), e 120 no Colégio do Minho.

As aulas arrancaram em regime presencial. “No entanto, o Município em colaboração com as escolas tem os vários cenários já previstos” em caso de evolução negativa da pandemia da COVID-19. “Está já preparado o cenário misto e o cenário de ensino à distância”, adiantou Natália Rocha.

 

Que medidas foram tomadas?

 

Várias. Os horários das escolas foram alargados, estando em atividade das 8h30 às 18h00 “para evitar ao máximo a concentração dos alunos, respeitando ao máximo as regras de distanciamento”. Mas a grande novidade este ano está no túnel de desinfeção “por onde passa toda a comunidade educativa  ao entrar na escola”.

“É uma novidade que poderá causar algumas filas à entrada da escola. Penso que serão ultrapassados assim que a rotina acontecer”, disse a vereadora sublinhando a importância dos alunos serem deixados na escola o mais cedo possível, por forma a evitar aglomerados à entrada.

Os corredores foram sinalizados e cada turma tem agora uma única sala que lhe foi destinada. “Nos espaços de atendimento, como bares, reprografia e secretaria, foram colocados acrílicos de proteção”, prosseguiu Natália Rocha.

Nos refeitórios, os horários das refeições são agora desfazados. Os alunos almoçam por turnos, sendo feita a desinfeção do espaço entre cada turno.

Quanto a intervalos, no 2º, 3º ciclo e Ensino Secundário há apenas um durante a manhã e um durante a tarde. “No caso dos recreios do 1º Ciclo, foram criadas zonas específicas para cada turma. As chamadas bolhas, explicou a vereadora.

 

E a Educação Física?

 

Continua a ser lecionada, de acordo com imposição da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares). No entanto, em sintonia com as normas da DGS (Direção Geral de Saúde), “sendo que será privilegiado o espaço exterior [sempre que possível] e uma das aulas será sempre teórica”.

Bibliotecas e outros espaços permanecem com lotação limitada e alvo de constantes desinfeções. “Reforçamos também as condições sanitárias para as boas práticas de higiene. Foram colocados em todos os espaços mais dispensadores de gel desinfetante e mais saboneteiras nas casas de banho. Houve também um reforço de assistentes operacionais em todas as escolas do Agrupamento”.

 

Transportes escolares gratuitos e com desdobramentos

 

Os transportes escolares continuam gratuitos para todos os alunos, do pré-escolar ao 12º ano. “Todas as condições de higiene e segurança impostas pela DGS estão garantidas, quer nos veículos do Município quer nos veículos das outras empresas”, assegurou a vereadora da Educação.

No entanto, com a nova realidade, a lotação máxima permitida em cada veículo é de 2/3. “Como tal, tivemos de permitir alguns desdobramentos. As empresas não têm mais carros disponíveis para fazer estes circuitos. Há carros maiores, mas a realidade do nosso concelho é que um veículo grande não passa por determinadas estradas e determinados caminhos”, apontou Natália Rocha.

“Foram também reativadas todas as carreiras à hora de almoço para que os alunos que não tenham aulas durante a tarde possam regressar a casa, evitando-se assim concentrações nas escolas”.

Em síntese, e olhando para os primeiros dias do ano escolar, a vereadora da Educação faz já um “balanço bastante positivo”. “Deixo uma mensagem de esperança e de tranquilidade aos pais. Se nos ajudarem a cumprir com estas novas regras, vai tudo correr bem”, concluiu.

 

 

Natália Rocha felicitada pela oposição socialista

 

Na resposta, o trabalho da vereadora da Educação foi felicitado e enaltecido pela oposição socialista na Câmara Municipal de Monção.

“À vereadora calhou-lhe esta fase muito complicada na Educação que é a COVID-19. Está a levar a bom porto. Não houve grandes queixas”, avaliou Augusto Domingues, vereador pelo PS. “Trabalhar nesse pelouro nesta situação não é fácil. Parabéns pelo trabalho realizado”, reconheceu o autarca socialista.

Também o vereador Paulo Esteves fez questão de louvar o trabalho apresentado na área da Educação. “Quando se tem trabalho para mostrar, é aqui que deve ser mostrado”, apontou terminando também a felicitar Natália Rocha pelas medidas colocadas no terreno.

 

[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

Últimas