PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Época natalícia começa no próximo fim-de-semana – Dezembro promete várias iniciativas

29 Novembro, 2016 - 09:52

119

0

No dia 18, a partir das 15h00, o Clube de Cicloturismo de Monção volta a organizar a iniciativa «Pai Natal de duas rodas». Vindos de diferentes locais do concelho, vários elementos do clube, vestidos à Pai Natal, juntam-se na Praça Deu-la- Deu Martins para uma tarde alusiva à época.

No Natal, o concelho de Monção fica ainda mais atrativo. Além da habitualiluminação própria da época, pinheirinhos e passadeiras vermelhas nas ruas comerciais da localidade, a programação natalícia, feita pela autarquia local em parceria com a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço (ACICMM) e várias coletividades locais, compreende feira de artesanato, exposições, concertos, ateliês, prova desportiva e atividades lúdicas para crianças.
O objetivo central é comemorar esta data importante no calendário religioso mas também promover o comércio tradicional, incentivando as compras de Natal nos estabelecimentos locais. A sensibilização do público será feita através de Spot promocional na Rádio Vale do Minho, outdoors e suportes digitais do Município, apelando à aquisição dos presentes nas lojas tradicionais. O slogan é: “Neste Natal, seja Tradicional. Compre no comércio local”.
No primeiro fim de semana, dias 3 e 4, a Praça Deu-la-Deu Martins vai encher-se com o espirito e a magia do Natal. A Feira de Artesanato Natal 2016, promovida pela Associação de Artesãos de Monção Post Arte, disponibiliza várias bancas com artigos e produtos alusivos à época festiva. O lema é: “Uma prenda artesanal é a melhor prenda de Natal”.

Natal solidário

No dia 3, sábado, pelas 21h30, realiza-se o Natal Solidário, espetáculo promovido pelo Rotary Clube de Monção com a presença de vários artistas. A entrada, no Cine Teatro João Verde, tem o custo de 6,00 euros, revertendo a receita a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Entre os dias 9 e 23, a Casa Museu de Monção/Universidade do Minho recebe uma exposição/venda da APPACDM de Monção. Em cima da mesa, vários trabalhos manuais elaborados pelos utentes daquela instituição social, destacando-se, entre estes, arranjos e árvores de frutos, peças em cestaria, figuras alusivas ao Natal, arranjos florais e castiças de várias cores e feitios.
No fim de semana 17 e 18, realizam-se os habituais concertos de Natal da Banda Musical de Monção. Tendo como palco o Cine Teatro João Verde, os espetáculos tem início às 21h30 e 15h00, prometendo um repertório de qualidade com composições recentes e interpretações natalícias. O bilhete custa três euros, devendo ser adquirido na Loja Interativa de Turismo.

Pai Natal de duas rodas

No dia 18, a partir das 15h00, o Clube de Cicloturismo de Monção volta a organizar a iniciativa “Pai Natal de duas rodas”. Vindos de diferentes locais do concelho, vários elementos do clube, vestidos à Pai Natal, juntam-se na Praça Deu-la- Deu Martins para uma tarde alusiva à época. Nos sacos, trazem balões e guloseimas para as crianças. No mesmo dia, pelas 18h00, a “Robustina Afonsina”, grupo de música tradicional portuguesa, atua na Igreja da Misericórdia. À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca Municipal de Monção assinala a quadra com a realização do Ateliê “Férias de Natal”, entre os dias 19 e 23. Esta iniciativa, feita em tempo de pausa escolar, destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos.
No dia 23, sexta-feira, pelas 21h30, novo concerto de Natal. Desta vez, no Centro Cultural do Vale do Mouro, em Tangil, com a presença da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil. No dia 24, sábado, decorre, pelo terceiro ano consecutivo, a descida do rio Minho com o Pai Natal a bordo. O simpático velhinho de barbas branquinhas atraca no Cais da Lodeira e no Embarcadoiro de Salvaterra de Miño. À sua espera, vão estar centenas de crianças das duas localidades.

Prova solidária S. Silvestre

No dia 30, ao final da tarde, realiza-se a Prova Solidária S. Silvestre, percurso superior a cinco quilómetros pelas ruas e praças de Monção e Salvaterra do Miño, localidades fronteiriças ligadas por uma ponte internacional sobre o rio Minho há duas décadas. Para participar, basta entregar um alimento não perecível. O objetivo é fazer exercício físico, ajudando o próximo.
Complementando estas iniciativas, estão previstas mais algumas atividades tendo como epicentro a Praça Deu-la- Deu Martins. Entre outras, carrossel, insufláveis e comboio turístico com circuito pelo centro histórico e urbanizações envolventes.

Últimas