PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Em Tangil cantam-se as Janeiras. Há sorrisos… e prova-se bom vinho – Veja as FOTOS

10 Janeiro, 2024 - 00:02

1889

0

Janeiras.

Cumpre-se a tradição na freguesia de Tangil, em Monção. A Banda Filarmónica local já anda pelas ruas a cantar as Janeiras. 

 

De casa em casa, aos domingos, o grupo toca e abrilhanta tudo à volta com sonoridades alusivas à época.

 

De quando em vez, há sempre quem convide para petiscar e saborear o bom vinho tinto desta terra, sobre o qual assenta a afamada Feira do Vinho Tinto de Tangil.

 

“Um obrigado a todos os nossos conterrâneos que nos abriram as portas das suas casas, dando-nos ânimo e vontade de continuar a lutar pelas nossas tradições e objetivos para este ano. Que se inicie assim mais um ano em grande para a nossa Banda e para todos os Tangilenses”, escreveu a Banda nas redes sociais.

 

O périplo prossegue no próximo domingo.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Banda de Música da Casa do Povo de Tangil]

 

 

 

O cantar das Janeiras é uma tradição secular portuguesa que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas, durante o mês de Janeiro, anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo.

 

A Banda de Música da Casa do Povo de Tangil, Monção, conta com 185 anos de existência. Foi a 6 de agosto de 1838 que esta banda atuou pela primeira vez.

 

“Foi na festa do Divino Salvador de Tangil (Padroeiro da Freguesia) que entoaram os primeiros acordes chamando-se durante muitos anos Banda do Divino Salvador de Tangil, conta a banda na sua página de facebook.

[Fotografias capa: Banda de Música da Casa do Povo de Tangil]

Últimas