Cumpre-se a tradição na freguesia de Tangil, em Monção. A Banda Filarmónica local já anda pelas ruas a cantar as Janeiras.
De casa em casa, aos domingos, o grupo toca e abrilhanta tudo à volta com sonoridades alusivas à época.
De quando em vez, há sempre quem convide para petiscar e saborear o bom vinho tinto desta terra, sobre o qual assenta a afamada Feira do Vinho Tinto de Tangil.
“Um obrigado a todos os nossos conterrâneos que nos abriram as portas das suas casas, dando-nos ânimo e vontade de continuar a lutar pelas nossas tradições e objetivos para este ano. Que se inicie assim mais um ano em grande para a nossa Banda e para todos os Tangilenses”, escreveu a Banda nas redes sociais.
O périplo prossegue no próximo domingo.
Veja a galeria de fotos [créditos: Banda de Música da Casa do Povo de Tangil]
O cantar das Janeiras é uma tradição secular portuguesa que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas, durante o mês de Janeiro, anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo.
A Banda de Música da Casa do Povo de Tangil, Monção, conta com 185 anos de existência. Foi a 6 de agosto de 1838 que esta banda atuou pela primeira vez.
“Foi na festa do Divino Salvador de Tangil (Padroeiro da Freguesia) que entoaram os primeiros acordes chamando-se durante muitos anos Banda do Divino Salvador de Tangil”, conta a banda na sua página de facebook.
Comentários: 0
0
0