PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: Ele reinventou a Feira da Foda

30 Março, 2025 - 15:09

6533

1

“Se a Foda não tivesse alcançado o título de uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, a feira não iria mudar de local tão cedo. Mas penso que mais tarde ou mais cedo isso iria acontecer”.

As palavras são de Agostinho Correia, considerado o reinventor da Feira da Foda de Pias, em Monção. Ou seja, o homem que recriou o certame nos moldes em que se apresenta hoje.

 

Tudo começa em 2016, quando este evento não era mais do que a tentativa quase que desesperada de manter uma feira secular que noutros tempos chegou a ser das maiores na freguesia e em todo o concelho: a feira da Rês.

 

“Nesse ano vi produtores de gado a chegar às 6 horas da manhã e às 8h30 já se estavam a ir embora”, contou Agostinho Correia à Rádio Vale do Minho. Ocupava então o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Pias.

 

O autarca percebeu que tinha de ser feita qualquer coisa. E rápido.

 

Arregaçou mangas. Procedeu ao arranjo de todo o recinto onde era realizada a Feira da Rês. No ano seguinte, em 2017, surpreendeu tudo e todos com a primeira edição da recém-batizada Feira da Foda.

 

O palco ainda não era o campo de futebol. Eram as ruas de Pias. O êxito foi estrondoso. O nome do certame, evidentemente, ajudou à popularidade.

 

“Esta feira renasceu na rua. Exatamente no local onde era feita a anterior Feira da Rês, onde se vendiam animais, legumes ao dia 25 de março”, realçou Agostinho Correia.

 

“Esta feira renasceu na rua”

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

A edição de 2018 tornou a ser realizada nas ruas de Pias e o sucesso voltou a ser enorme. Só que, nesse mesmo ano, a Foda à Monção foi candidata ao concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

O prato chegou à final. Venceu. O mês de setembro desse ano projetou o emblemático prato de Monção para a glória.

 

Agostinho Correia não teve dúvidas de que a edição do ano seguinte da Feira da Foda teria de mostrar mudanças à altura do estatuto que o prato conquistou.

 

É aí que a Feira se muda para o campo de futebol de Pias. O evento ganha enormes tendas e começa a ombrear com outros certames de gabarito em todo o Alto Minho.

 

“A edição de 2019 foi o verdadeiro boom da Feira da Foda”, considera o antigo Presidente da Junta.

 

Hoje, Agostinho Correia é vereador na Câmara Municipal de Monção. Continua a ser presença assídua no certame que reinventou “com muita paixão pela terra”, diz.

 

“Em relação à Feira da Foda, continuo a sentir hoje exatamente o mesmo que sentia quando a fazia como Presidente da Junta de Pias. As borboletas na barriga acompanhavam-me durante toda a feira!”, recordou Agostinho Correia com uma gargalhada.

 

A edição deste ano da Feira da Foda arrancou na passada sexta-feira. Termina este domingo.

 

Mais logo, a partir das 18h00, sobe ao palco o grupo Sons do Minho.

 

A Foda à Monção, à base de cordeiro, é o prato mais emblemático de Monção. Em 2018 foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

 

[crédito fotografia: ilustrativa/DR]

Últimas