Está lançada a primeira pedra do Complexo Desportivo de Santo António, na freguesia de Longos Vales, em Monção.
A obra promete ser uma referência não só no concelho como em toda a região norte.
A cerimónia realizou-se este domingo, junto ao campo de futebol do Longos Vales FC, onde já estão máquinas prontas a começar a obra.
Os trabalhos deverão arrancar no próximo dia 3 de janeiro.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
“Esta é uma obra que, na sua conclusão total, vai demorar alguns anos. Aquilo que vai arrancar será apenas a 1ª fase, com a construção de um relvado sintético num investimento superior a 600 mil euros”, explicou o Presidente da Câmara, António Barbosa, à Rádio Vale do Minho.
Depois disso, a obra será continuada.
“Vamos ter três campos: dois sintéticos e um de relva natural. No próximo ano vamos lançar o procedimento para avançarmos com o relvado natural e assim sucessivamente. Está até no nosso horizonte a colocação aqui de um hotel que possa dar um apoio mais global a toda esta infraestrutura desportiva”, traçou o autarca.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Com o desenvolvimento desta obra, Monção lança a maior aposta de sempre não só no futebol sénior como também no futebol de formação.
“Mas este será também um espaço catalizador da economia local, dado que poderá ser utilizado por equipas nacionais e estrangeiras”, prosseguiu.
Barbosa apontou números.
“Pelo segundo ano consecutivo, a população do nosso concelho está a crescer. Temos mais crianças nas escolas e estamos em contraciclo com o que é normal em territórios como o nosso pelo país fora”, destacou.
A 1ª fase deverá estar concluída em maio do próximo ano.
Quanto ao complexo na sua totalidade, António Barbosa optou por não lançar previsões.
“Podem ser 10 anos ou pode demorar menos. Depende muito dos fundos comunitários, do tipo de apoio que obtivermos”, concluiu.
Vale referir que o futuro relvado sintético está já na lista dos campos onde vai ser jogada a próxima edição do Portugal Undercup Monção.
Trata-se de um torneio de futebol juvenil que, nos últimos anos, tem vindo a realizar-se e a crescer neste concelho.
Recorde-se que a edição do próximo ano do Portugal Undercup Monção vai ter mais dias. Vão ser oito no total, divididos em dois fins-de-semana: 19, 20, 21 e 22 de junho e depois nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho.
De acordo com a organização, são esperados cerca de 3.800 atletas.
Outra das novidades é que, pela primeira vez, a prova vai ter futebol feminino.
Enquanto andarem a copiar os outros, não vão longe…..
Também se excedem muito nas palavras….
Em Melgaço já existe á alguns anos e com uma escola superior de desporto, que era uma das coisas que podia puxar para a vila de Monção uma escola superior…
Já que com o Barbosa é tudo em grande…