PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Efeitos do Coronavirus sem impacto significativo na restauração oriental do concelho

12 Fevereiro, 2020 - 14:48

198

0

PUB Desde que começou a epidemia de coronavírus na China, restaurantes chineses em todo o país começaram a sentir uma notória quebra no número de clientes. Em Lisboa, conforma deu […]

PUB

Desde que começou a epidemia de coronavírus na China, restaurantes chineses em todo o país começaram a sentir uma notória quebra no número de clientes. Em Lisboa, conforma deu conta recentemente o Diário de Notícias, há casos a rondar os 10% durante a semana.

No Vale do Minho, somente em Monção é possível encontrar este tipo de estabelecimentos. Há dois, sendo que um deles é mais direcionado para a gastronomia japonesa.

Aberta há vários anos, a casa Satisfeito é o único restaurante realmente chinês nos seis concelhos que compõem esta zona do distrito de Viana do Castelo. “Para já não temos sentido grande efeito com as notícias que circulam sobre o coronavírus. Os clientes habituais continuam a aparecer e não temos tido problemas”, disse à Rádio Vale do Minho a proprietária realçando a qualidade das refeições que ali são servidas.

Mais recente é a The Koi House, dedicada sobretudo à gastronomia japonesa. Pratos à base de Sushi são palavra de ordem na casa. “Temos notado uma ligeira quebra nos clientes mas acreditamos que brevemente vai tudo voltar à normalidade”, disse à Rádio Vale do Minho um dos proprietários.

“Não tarda muito está aí a vacina. Isto é mais alarmismo que outra coisa… é mais fumo do que fogo”, acrescentou ainda o responsável com um sorriso. 

Recorde-se que a Liga dos Chineses em Portugal está preocupada com alguns sinais de “receio de contágio” que os portugueses possam ter em relação aos chineses por causa do coronavírus. Y Ping Chow, presidente desta liga, disse à Revista Visão que quer “evitar” ao máximo estes receios para que não aconteça o mesmo que em 2002 e 2003 quando a SARS (síndrome respiratória aguda grave) foi detetada na China e se tornou um surto mundial.

Entretanto, a rubrica SIC/Polígrafo, emitida pelo canal SIC Notícias, deu como seguro comer em restaurantes chineses. “Não está provado até ao momento que o Coronavirus se transmita pela ingestão de qualquer animal”, referiu aquela estação televisiva.

Uma equipa de investigadores britânicos anunciou esta quarta-feira estar a testar em ratos uma vacina contra o novo coronavírus e espera tê-la pronta até ao final do ano.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas