PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção: É uma “passerelle com destino ao Éden”, diz a imprensa galega

7 Maio, 2022 - 00:09

2750

0

Desde a inauguração do passadiço da Cascata do Fojo, número de visitantes àquele local triplicou.

A imprensa galega está rendida aos passadiços da Cascata do Fojo, na freguesia de Lara, em Monção. Esta sexta-feira, o jornal Atlántico batizou-a mesmo de «passerelle de madeira com destino ao Éden». 

 

No artigo daquele jornal com sede em Vigo, e cuja tiragem diária supera os cinco mil exemplares em papel, é referido que aquela estrutura – recentemente inaugurada – apresenta um “cenário maravilhoso” onde a experiência “não desilude”.

 

Claro que a alusão mais forte vai para o final dos passadiços, onde os visitantes são brindados com a Cascata do Fojo, onde “o rio se encaixa entre duas paredes rochosas, criando um recanto inesquecível”.

 

Mas o passeio não se resume só à beleza da cascata. Aquele periódico chama também a atenção para os “quatro maravilhosos moinhos seculares, que [em tempos] aproveitaram a queda acentuada de água para moer milho”.

 

Uma “travessia tranquila marcada pelas árvores frondosas e pelo som do rio”, descreve o Atlántico sugerindo uma visita a Monção.

 

 

 

Lara triplicou número de visitantes em três meses

Desde a inauguração do passadiço da Cascata do Fojo, no passado mês de janeiro, o número de visitantes àquele local da freguesia de Lara, em Monção, triplicou.

 

Os dados foram avançados recentemente à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Junta, Carlos Vieites, que se mostra muito satisfeito com o impacto que a nova atração está a ter junto de portugueses e galegos.

 

“Durante a Páscoa recebemos um grande número de espanhóis. As pessoas da freguesia até ficavam assustadas com um número tão assustador”, contou o autarca à Rádio Vale do Minho.

 

A enorme afluência, sobretudo aos fins-de-semana, começa a refletir-se na economia local. O restaurante mais próximo, testemunhou Carlos Vieites, enche facilmente aos sábados e domingos.

 

“Lara está numa fase de transformação que vai estender-se pelo concelho todo”, antevê Carlos Vieites olhando às centenas de turistas que visitam Lara. “Para ter uma noção, chegamos a contar num só dia cerca de 100 viaturas nas proximidades da Cascata”.

 

Questionado sobre o futuro, o presidente da Junta assegurou que há projetos. “Vão aparecer novidades em breve. Coisas inovadoras! Coisas diferentes!”, concluiu.

 

 

 

Uma caminhada única pela natureza

No total, recorde-se, são 350 metros de um passadiço que proporciona uma caminhada única pela natureza. Começa no chamado Lugar do Forno. No final, o caminhante é brindado com a esmagadora beleza da já sobejamente conhecida cascata do Fojo.

 

Ao redor, apenas o silêncio cortado pelo chilrear de aves e a melodia da água que cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis. Se o lugar já era atrativo sobretudo durante o Verão, o novo passadiço garante àquele espaço ainda maior êxito e fama visto que o acesso à cascata fica ainda mais facilitado. 

 

A obra, a cargo da Junta de Freguesia, representou um investimento total de 42 mil euros.

 

 

[Fotografia: Jorge Marçoa/Município Monção – DR]

Últimas