PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Três anos depois… esta freguesia volta a ‘levantar o pau’

1 Junho, 2022 - 12:52

1504

0

Tradição secular.

A origem da tradição perde-se nos tempos. Todos os anos, dezenas acorrem à freguesia de Longos Vales, em Monção, para assistir a um dos rituais mais emblemáticos da freguesia: o levantamento do pau

 

Já não acontecia desde 2019. Esta tradição, não se realizou nos dois últimos anos devido à pandemia da COVID-19. Regressa este ano e está já marcada para o próximo domingo, dia 5 de junho, pelas 15h00.

 

Esta iniciativa secular, muito acarinhada e participada pela população local, assinala o arranque das festividades em honra de S. João Baptista, cujo ponto alto é no dia 24 de junho, constando do levantamento de um pau de eucalipto com uma altura variável entre 30 e 40 metros.

 

 

 

Levantamento do pau em Longos Vales atrai dezenas de pessoas ao local
[Fotografia: Arquivo/Márcio Teixeira Ferreira]

 

 

Para tal, os elementos da comissão, entre quatro e seis pessoas, retiram o pau de uma carrinha de caixa aberta e, com a ajuda de quatro cordas entrelaçadas e muitos populares, procedem à sua colocação vertical num trabalho de equipa, onde é necessário habilidade, força e estratégia coletiva.

 

A rivalidade entre comissões, que representam os lugares da freguesia, é bastante grande, havendo sempre a curiosidade em saber-se qual o comprimento do pau e como correu o respetivo enterramento.

 

Não há registo de “acidentes”, mas sustos e peripécias não faltaram ao longo destes anos.

 

Como Longos Vales é uma freguesia com forte emigração, em agosto é habitual realizar-se um arraial minhoto, recuperando, de alguma forma, a essência da festa que decorre este domingo.

 

A última tarefa da comissão está marcada para 31 de dezembro, dia em que o pau é deitado abaixo e cortado, entrando ao serviço, no dia seguinte, uma nova comissão.

 

 

[Fotografia capa: Arquivo/Márcio Teixeira Ferreira]

Últimas