PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Dia feliz no Lar da Santa Casa – Utentes já receberam a primeira dose da vacina

19 Fevereiro, 2021 - 17:07

569

0

PUB Utentes e funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monção receberam esta sexta-feira a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Um dia feliz numa instituição que, […]

PUB

Utentes e funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monção receberam esta sexta-feira a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Um dia feliz numa instituição que, recorde-se, foi bastante flagelada durante a primeira vaga da nova doença. O pico desta fase foi atingido neste concelho no passado dia 29 de abril, com 86 casos ativos. Mais de 80% destes casos eram de utentes desta instituição.

“Hoje foi um dia de grande alívio. E os sorrisos nos rostos dos nossos utentes e funcionários mostraram bem isso”, disse à Rádio Vale do Minho o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monção, Armindo Ponte.

A segunda dose está prevista para 12 de março. Mas, assegura o Provedor, depois disso os cuidados vão continuar. “Claro que sim. Sem facilitar. Ninguém aqui esquece o pesadelo que atravessamos durante a primeira vaga”, sublinhou o responsável.

No total, apurou a Rádio Vale do Minho, foram inoculadas 165 doses pelos profissionais da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). Foram vacinados 99 utentes e 66 colaboradores.

Já com as duas doses da vacina tomadas estão os utentes dos Cuidados Continuados desta instituição. 

A Santa Casa da Misericórdia de Monção foi fundada em finais do século XVI. Sabe-se que foi criada dentro dos muros da praça velha e surgiu inicialmente como leprosaria. Com o recuo da doença e encontrando-se praticamente desactivada foi incorporada como Misericórdia. Durante a Guerra da Restauração (1640-1668), terá sido completamente destruída pelos castelhanos. Só em 1969, a Santa Casa terá sido reedificada.

 

 

Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

PUB

 

Últimas