PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Dezenas de peregrinos já estão a caminho de Fátima

5 Maio, 2023 - 10:54

4436

1

Chegada prevista para o próximo dia 11 de maio.

Dezenas de peregrinos do concelho de Monção já estão a caminho do Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de Maio.

 

Saíram dos Arcos de Valdevez, ao princípio da manhã desta sexta-feira.

 

O grupo envolve cerca de 40 pessoas onde, para além dos monçanenses, há também gente de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca.

 

“Contamos chegar a Fátima no próximo dia 11 de maio”, disse à Rádio Vale do Minho Antónia Branco, Presidente da Junta da União de Freguesias de Messegães, Valadares e Sá, em Monção, que segue também no grupo.

 

É a terceira vez que a autarca realiza esta caminhada. “Faço-o sobretudo por uma questão de Fé”, disse-nos prontamente.

 

“Estamos a ter todos os cuidados. Todos os elementos com colete refletor e caminhamos com todas as precauções”, assegurou Antónia Branco.

 

Entretanto, as várias autoridades estão já na estrada com um reforço de vigilância.

 

A GNR está a intensificar a partir desta quinta-feira e até dia 14 ações de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima e apoiar os peregrinos que rumam ao santuário para as celebrações religiosas do 13 de maio.

Em comunicado, a GNR adianta que a operação “Peregrinação Segura 2023” visa apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

 

A operação será realizada em duas fases, sendo a primeira a partir desta quinta-feira e até dia 11, através de policiamento para as vias mais críticas, designadamente as pedestres usadas pelos peregrinos e zonas envolventes ao local do evento e respetivos eixos viários de acesso.

A segunda fase da operação vai decorrer de 12 a 14 de maio para “garantir a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes”. A GNR prevê este ano uma maior afluência de peregrinos ao Santuário motivada pela Jornada Mundial da Juventude que se realiza em agosto em Portugal.

 

Como a maioria das pessoas que participa nas peregrinações faz o percurso a pé, em grupos numerosos, circulando muitas vezes em vias com trânsito intenso e com bermas estreitas ou sem elas, a GNR deixa alguns conselhos aos peregrinos como “andar em fila indiana” e sinalizar o início e o fim dos grupos.

 

Aconselha igualmente os peregrinos a usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores, a não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões, não usar auscultadores, nem auriculares, nem o telemóvel, fazer pausas durante a caminhada, não andar sozinho durante a noite, reunir o grupo sempre fora da estrada e ter cuidado especial ao atravessar as vias.

 

Já na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR recomenda aos peregrinos que cheguem atempadamente para evitar filas prolongadas e para não deixarem bens à vista no interior dos veículos e após as cerimónias que saiam de “formal calma e gradual”, não perdendo de vista crianças e idosos.

 

 

 

[Fotografia: Antónia Branco]

Tópicos:

#Peregrinos

Últimas