O Desportivo de Monção emitiu esta segunda-feira uma nota de pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo Presidente do FC Porto.
Em nota divulgada, o clube monçanense, que milita na I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, recorda o ano de 1984, em que Pinto da Costa veio a Monção.
Segundo o clube, o estádio Manuel Lima encheu com cerca de 5 mil pessoas para assistir a um jogo amigável entre o Desportivo de Monção e o FC Porto.
“Uma tarde memorável que ficou para sempre gravada na história do nosso clube”, lê-se.
O jogo terminou com uma surpreendente vitória do Desportivo por 1-0.
Um resultado que, sublinham os monçanenses, “simbolizou a beleza do futebol e o espírito desportivo que sempre pautou a vida e a obra de Pinto da Costa”.
“A sua presença entre nós, na nossa casa, foi um gesto que demonstrou o seu enorme respeito pelo futebol e pelos clubes de todas as dimensões. Esse dia ficará para sempre na memória do Desportivo de Monção e de todos os que tiveram o privilégio de o viver”, lê-se ainda.
[fonte: D. Monção]
Jorge Nuno Pinto da Costa faleceu no passado sábado, aos 87 anos de idade. Não resistiu a uma longa batalha contra um cancro na próstata.
Foi o dirigente mais titulado da história do futebol mundial e também o presidente que mais tempo esteve na liderança de um clube de futebol. Esteve 42 anos ao serviço do FC Porto.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades – 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
Comentários: 0
0
1