PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

2

Monção

Monção: Descansar? O que é isso? – Barbosa e Fontainhas já estão dar tudo… pelo Alvarinho

27 Setembro, 2021 - 17:05

7304

0

Vindimas.

Ainda nem 24 horas passaram sobre a maior vitória do PSD de sempre em eleições autárquicas em Monção e os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, António Barbosa e Armando Fontainhas, respetivamente, já estão na Adega de Monção à volta das vindimas e dos afamados vinhos que dão nome a este concelho.

 

“Tal como acontece todos os anos, o nosso presidente da Câmara pegou no trator e trouxe cá as uvas das vinhas do pai”, contou à Rádio Vale do Minho o diretor da Adega Cooperativa de Monção e também presidente da Assembleia Municipal, Armando Fontainhas.

 

Barbosa entrou ao voltante de um trator Kubota L2550. Boné colocado, calções e ténis. Atrás de si, quilos e mais quilos de uvas.

 

“Para registar o momento, decidimos depois tirar uma foto”, assinalou ainda Armando Fontainhas ainda visivelmente orgulhoso com os resultados eleitorais deste domingo no concelho.

 

A Adega de Monção foi fundada a 11 de outubro de 1958, por 25 viticultores. Está situada na sub-região de Monção e Melgaço, onde a casta de Alvarinho é melhor representada, em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

 

Presidida por Armando Fontainhas, a AM prima pelo acompanhamento das novas tecnologias e na melhoria das suas instalações.

 

Entre 1986 e 2006 melhorou as condições tecnológicas de receção das uvas e o processo de vinificação, a capacidade de armazenamento, estabilização e engarrafamento dos vinhos; aumentou as instalações; criaram estruturas físicas que permitiram alagar a comercialização nacional e internacional, estando, neste momento, na Europa, em África e na América
do Norte e Sul.

 

Em 2005, criaram o Espaço Histórico e Cultual da AM, integrando, assim, na Rota dos Vinhos Verdes, Itinerário do Minho. Em 2009, a Adega foi galardoada pelo IAPMEI com o Estatuto de PME Excelência, que tem vindo a ser renovado todos os anos.

 

 

[Fotografia: FB Armando Fontainhas]

Últimas