PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Deputado do Bloco apresentou moção para destituição do presidente da Assembleia Municipal

17 Setembro, 2016 - 00:53

200

0

Rui Gomes mostrou-se extremamente desagradado com o procedimento tomado por António Simões após aquele ter alegadamente atingido o número limite de faltas injustificadas (seis) às reuniões.

Rui Gomes, deputado pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Monção, apresentou esta sexta-feira uma moção de censura para destituição do presidente da Assembleia Municipal (PS). Durante a sessão, o bloquista mostrou-se extremamente desagradado com o procedimento tomado por António Simões após aquele ter alegadamente atingido o número limite de faltas injustificadas (seis) às reuniões. “O Sr. Presidente da Assembleia Municipal agiu de forma independente, individual e inaceitável sem dar qualquer conhecimento à Assembleia Municipal acerca do processo instaurado a um deputado, Rui Gabriel Lages Gomes, eleito democraticamente”, leu o deputado que reprovou ainda “o inaceitável uso de apoio jurídico municipal sem autorização”.
Na resposta, António Simões recordou a “um deputado faltoso” que “o presidente da Assembleia Municipal tem competências próprias previstas pela lei”. O autarca prosseguiu com as linhas seguintes da moção. “Mas tem de ser dado conhecimento à Assembleia Municipal para eu participar?”, questionou com uma gargalhada e dirigiu-se diretamente a Rui Gomes. “Meu caro sr. deputado, quando fez esta moção, das duas uma: ou há desconhecimento ou brinca com coisas muito sérias! O Presidente da Assembleia Municipal tem o apoio que for necessário do Município! Era o que faltava, sr. deputado! Era o que faltava!”, esclareceu António Simões. “Cumpri com o que está estipulado no regimento. Agi como presidente da Assembleia Municipal”, sublinhou na conclusão do discurso.
Após aceso debate, foi Armando Fontaínhas, deputado pelo PSD quem veio deitar água na fervura. Propôs o adiamento da votação da moção e a formação de uma comissão formada pelos líderes parlamentares e presidentes de Junta independentes para analisar esta questão. O deputado Rui Gomes aceitou a sugestão, que foi aprovada por unanimidade. A votação da moção de censura para destituição do presidente da Assembleia Municipal foi adiada para a próxima sessão.

Últimas