PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: D. Duarte alerta para a importância de ‘preservar a identidade cultural’

10 Junho, 2016 - 22:31

154

0

Duque de Bragança já está em terras de Deu-la-Deu. Várias individualidades políticas marcaram presença no jantar de receção ao pretendente ao trono português.

“Monção não é só Alvarinho. É uma terra muito bonita, com um belo património e com gente hospitaleira”. As palavras foram ditas esta sexta-feira à Rádio Vale do Minho por D. Duarte Pio à entrada para um jantar solidário, no Convento dos Capuchos, em Monção. Numa curta entrevista entre o estacionamento daquela unidade hoteleira e a entrada para os aposentos, o pretendente ao trono de Portugal adiantou que em Monção vai sublinhar a importância de “preservar a identidade cultural”.
Após breves minutos, D. Duarte encaminhou-se para uma das principais salas do Convento dos Capuchos onde foi recebido por várias dezenas de convidados. Entre eles o presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto Domingues; o vereador das Atividades Sócio-Culturais, Paulo Esteves e o presidente da Assembleia Municipal de Monção, António Simões. O PSD local esteve também em peso nesta iniciativa com os vereadores António Barbosa, João Garrido e Natália Rocha. A abrilhantar o evento, o Grupo Popular “Os Teimosos” ofereceu um momento musical antes da refeição.
O Duque de Bragança vai ficar por Monção durante todo o fim-de-semana. Este sábado, pelas 10h30, D. Duarte será recebido no Museu do Alvarinho pelo presidente da Câmara. Vai seguir-se a saudação efetuada pelos antigos combatentes do ultramar e deposição de coroa de flores no monumento situado na Praça Deu-la- Deu Martins. Durante a tarde, presidirá à abertura do Mercado Medieval, marcada para as 15h00.
Recorde-se que a visita de D. Duarte está enquadrada na iniciativa “Ponte do Mouro Medieval”. Uma recriação Histórica do Encontro de D. João l e o Duque de Lencastre em 1386 a decorrer durante estes dias na localidade monçanense de Ponte do Mouro, em Barbeita/Ceivães. Em Ponte do Mouro, estabeleceram-se as condições de cooperação militar entre os dois países, acertando-se os pormenores do casamento entre o Rei D. João I e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque.
Nestes dois dias, Ponte do Mouro vai receber várias recriações medievais alusivas àquele período histórico: música e danças da época, torneios, animadores de rua, espetáculos de fogo, falcoaria, cânticos à capela, demonstrações de ofícios e mercado medieval.

Últimas