PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Monção: Crianças ficaram a conhecer mais sobre o lobo ibérico [FOTOS]

26 Maio, 2022 - 20:34

1269

0

Em parceria com a Associação para a Preservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI).

O Município de Monção, em parceria com a Associação para a Preservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI), realizou ações de sensibilização nas escolas do concelho, com o intuito de dar a conhecer o Lobo Ibérico, espécie protegida com presença no território.

 

Durante três semanas, a ACHLI promoveu várias sessões dirigidas ao público escolar do 3.º e 4.º ano da EB de Pias, EB José Pinheiro Gonçalves, em Monção, e EB do Vale do Mouro, em Tangil, no âmbito do plano de atividades do Programa EcoEscolas, nos referidos estabelecimentos de ensino.

 

A iniciativa consistiu numa apresentação em sala de aula, com duração de 20 a 30 minutos, seguida pelo desenvolvimento de atividades lúdicas, constituídas por quatro jogos, um dos quais numa lona, colocada no chão, com a dimensão de 24 metros quadrados.

 

A Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, acompanhou esta iniciativa e, junto dos alunos, reforçou a mensagem de consciencialização ambiental, valorização dos habitats naturais e preservação das espécies protegidas.

 

Realçou, ainda, a importância de complementar a comunicação, em contexto de sala de aula, com a realização de atividades lúdico-pedagógicas, sempre apelativas para captar a atenção e o interesse das crianças.

 

 

 

Veja as fotos [créditos: Município Monção]

 

 

 

 

Sobre o lobo ibérico

No início do século XX, o lobo ibérico era relativamente comum e ocupava diversos territórios de norte a sul de Portugal. Atualmente, este canídeo tem uma distribuição muito mais reduzida, compreendendo apenas a região a norte do rio Douro e uma área mais reduzida a sul deste rio, região centro norte, dando origem a duas subpopulações.

 

A subpopulação a norte do rio Douro tem uma área de presença de cerca de 13.600 quilómetros quadrados, encontrando-se em contacto com a população espanhola.

 

A subpopulação a sul do rio Douro tem uma área mais restrita, 6.800 quilómetros quadrados, com um aparente isolamento da restante população.

 

De uma forma genérica, a presença desta espécie protegida ocorre em áreas montanhosas destas regiões, designadamente, em localizações com menor densidade populacional e atividade agrícola pouco intensiva.

 

Devido ao seu comportamento esquivo e atividade predominantemente noturna, os lobos ibéricos são de difícil visualização no seu habitat natural.

 

 

[Fotografia capa: Município Monção]

Últimas