PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção cria Rede Municipal Integrada de Proteção ao Idoso

6 Janeiro, 2017 - 01:12

149

0

Presidente da Câmara Municipal reafirmou propósito do executivo em acompanhar e valorizar as camadas mais vulneráveis da sociedade monçanense.

A Câmara Municipal de Monção e diversas entidades locais e distritais assinaram esta quinta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal, um protocolo de cooperação, cujo objetivo geral consistiu na criação da Rede Municipal Integrada de Proteção ao Idoso (RMIPI).
O acordo de colaboração, que engloba os objetivos e os compromissos de cada outorgante, tem como objetivo otimizar e potenciar respostas integradas no sentido de melhorar a qualidade de vida da população idosa, desenvolvendo meios privilegiados que permitam agilização de procedimentos e intervenções céleres e eficazes.
O presidente da Câmara Municipal, Augusto Domingues, enalteceu esta parceria entre as instituições signatárias, reafirmando o propósito do executivo monçanense em acompanhar, proteger e valorizar as camadas mais vulneráveis da sociedade monçanense. “O nosso concelho tem um índice de envelhecimento grande. Essa realidade acrescenta-nos uma responsabilidade maior quando delineamos uma estratégia para intervir nesta faixa etária. Este protocolo, à semelhança de outras medidas, como a comparticipação de medicamentos aos idosos com dificuldades económicas, visa garantir mais segurança e bem-estar à população idosa”, disse o edil monçanense.
Entre os objetivos propostos, o presente protocolo, definido na Rede Social de Monção e previsto no respetivo plano de ação, tem como finalidade proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa, prevenindo e respondendo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança ou saúde.
Pretende igualmente a promoção dos direitos da pessoa idosa, o acompanhamento e encaminhamento de situações sinalizadas pelos serviços competentes e a sensibilização da comunidade em geral para as diversas problemáticas que afetam a terceira idade.
A Rede Municipal Integrada de Proteção ao Idoso é constituída pelo Município de Monção, Centro Distrital de Viana do Castelo do Instituto da Segurança Social, Unidade de Saúde Local do Alto Minho, Guarda Nacional Republicana, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção, Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso.

Últimas