PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: CPCJ e Autarquia assinalam mês da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude

4 Abril, 2017 - 09:11

442

0

Para este mês estão previstas várias atividades sobre o tema.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção associou-se à iniciativa da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco que, durante o mês de abril, promove um conjunto de atividades destinadas à prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.
Desta forma, a CPCJ/Monção agendou algumas iniciativas direcionadas para a sensibilização da comunidade local para a problemática, da família para o exercício de uma parentalidade positiva e da criança/jovem para o conhecimento dos seus direitos.
A campanha de consciencialização iniciou-se no passado dia 1 de abril com a colocação de laços azuis em alguns espaços públicos, nas fachadas dos serviços municipais e entidades públicas. Hoje, 3 de abril, as crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho receberam uma pulseira e um flyer alusivo à temática.
No dia 21 de abril, com a colaboração da GNR de Monção, decorrerá a Operação Stop “Brigada de Direitos”, constituída por um grupo de crianças que, em dois locais previamente definidos, vão promover uma ação dedicada à prevenção dos maus-tratos na infância.
Nesse mesmo, pelas 21h00, terá lugar a primeira sessão das “Conversas em Família”. Com a participação da pedopsiquiatra Rute Teiga, será abordada “A pressão para o sucesso escolar. Como lidar com a ansiedade dos filhos/as”. O encontro, com entrada livre, decorre na Biblioteca Municipal de Monção.
O desporto também se associa a esta ação de sensibilização. Além das iniciativas mencionadas, está igualmente previsto que, durante o mês, os clubes de futebol do concelho, nos diferentes escalões, usem uma braçadeira azul nos respetivos jogos do campeonato.
Nesta iniciativa, a CPCJ/Monção conta com a colaboração de instituições sociais e associações juvenis, culturais e desportivas, bem como do comércio local que, ao longo do mês, vão decorar fachadas e montras com o simbolismo do lenço azul. Uma forma positiva de mostrar a envolvência da sociedade civil nesta temática.
Esta iniciativa de sensibilização e prevenção da comunidade mundial para a questão dos maus tratos na infância teve início nos Estados Unidos da América, em 1983, tendo sido adotada por diversos países europeus, incluindo Portugal, nos primeiros anos deste século.

Grupo de Concertinas Os Magníficos associa-se à iniciativa

O Grupo de Concertinas Os Magníficos também se associou a toda esta campanha. “Abril é o mês em que se assinala a prevenção dos maus tratos a crianças e jovens. O nosso Grupo não é indiferente a esta causa”, refere a banda em comunicado. Assim, “com muito gosto e simbolicamente”, o grupo colocou o laço azul na sua sede “para mostrar o nosso apoio e sensibilização às várias iniciativas”.
Junte-se a nós. Pelas nossas crianças e jovens, sempre!.

Últimas