PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Cozido arranca de ‘panela cheia’ – Centenas de pessoas fizeram fila [com FOTOS]

25 Janeiro, 2020 - 15:11

444

0

PUB Centenas de pessoas marcaram presença durante a manhã deste sábado nos Anhões, em Monção, para o arranque da primeira edição d’ O Campo em Festa – Fim-de-semana Gastronómico do Cozido à […]

PUB

Centenas de pessoas marcaram presença durante a manhã deste sábado nos Anhões, em Monção, para o arranque da primeira edição d’ O Campo em Festa – Fim-de-semana Gastronómico do Cozido à Portuguesa. A iniciativa, promovida pela União de Freguesias de Anhões e Luzio, vai prolongar-se até este domingo.

“Hoje temos aqui uma verdadeira União de Freguesias! Não administrativa, mas sim de pessoas que acreditam neste território e que hoje mostram isso”, enalteceu o presidente da Câmara, António Barbosa (PSD), no seu discurso de abertura. “Dezenas de pessoas das duas antigas freguesias andaram durante meses a tratar dos animais e das hortas e vão proporcionar uma experiência que vai marcar este ano 2020, que será um ano magnífico”, concluiu.

A vereação socialista na Câmara Municipal também marcou presença. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o vereador Paulo Esteves não poupou elogios ao certame. “Pode esperar-se muito desta festa. Um muito que vai além do próprio evento”, disse desde logo o autarca. “Houve um planeamento muito bem feito. Um aglomerar de sinergias entre as pessoas das duas freguesias e isso só pode resultar num sucesso”.

“Sempre disse que faltava um evento aqui na parte mais serrana do concelho”, lembrou. “Faz todo o sentido apanhar as pessoas pelo estômago. Temos aqui uma iguaria espetacular numa zona onde o cozido tem muita tradição”.

“Foi um evento projetado com humildade, onde não houve selfies, nem bicos de pés, nem imagética. Aquilo que há é a identidade do território!”, frisou o vereador socialista.

Entre outras individualidades, a cerimónia de abertura contou ainda com as presenças de Emília Cerqueira, deputada pelo PSD na Assembleia da República e Arturo Grandal Vaqueiro, antigo Alcalde de Salvaterra de Miño.

 

Programa segue com muita música e animação

 

A tarde deste sábado começa com mais uma atuação dos Toca a Bombar. Das 15h00 às 18h00, o espaço conta com a animação da charanga Algazarra Boys. Segue-se a Rusga de Padroso, Arcos de Valdevez, até às 20h00. Entretanto, pelas 19h30, arrancará o jantar animado também pela charanga Vai de Baile, da Galiza.

A noite será animada, a partir das 21h30, pelos Marotos da Concertina, de Penafiel. Pelas 23h00 sobe novamente ao palco a charanga Vai de Baile.

No domingo, o certame abre portas às 10h00. Meia-hora depois atuam as Gaitas e Cantares da Portela. Para as 11h30 está marcada a Eucaristia na capela do Senhor do Bonfim. Segue-se o almoço.

Durante a tarde, a partir das 14h00, atuam o grupo de concertinas Os Magníficos e a Rusga de Loureda, de Arcos de Valdevez. Segue-se Pedro Cachadinha, a partir das 15h00. Uma hora depois, e já na reta final do evento, haverá música popular com oferta de brinde, por parte da organização, a todos os participantes.

valor por travessa será de 15 euros. Caso o visitante opte por devolvê-la, terá um reembolso de 2 euros.

 

Veja a nossa galeria de fotos do arranque d’ O Campo em Festa, em Monção

 

 

PUB

 

 

 

Últimas