PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Cortejo fechou edição “extraordinária” das Festas do Concelho – veja as FOTOS

23 Junho, 2019 - 18:44

427

0

PUB As ruas do centro histórico de Monção encheram-se de alegria e muita animação durante a tarde deste domingo para mais uma edição do Cortejo Etnográfico das freguesias. Um verdadeiro […]

PUB

As ruas do centro histórico de Monção encheram-se de alegria e muita animação durante a tarde deste domingo para mais uma edição do Cortejo Etnográfico das freguesias. Um verdadeiro desfile onde cada freguesia mostra o que de melhor tem para mostrar e para oferecer a quem as visita.

Além da sonoridade característica das aldeias do concelho como bombos, concertinas e cavaquinhos, o cortejo mostrou algumas vivências de ruralidade como a prática da pastorícia, o trabalho do granito, as vindimas, a malhada do centeio, ou a desfolhada.

Brincadeiras e gargalhadas não faltaram, sobretudo na bancada onde se sentou o Executivo Municipal, presidido por António Barbosa (PSD), acompanhado dos vários presidentes de junta.

Esta atividade foi o fecho das Festas do Concelho, também chamadas Festas da Coca, que arrancaram na passada quinta-feira. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara fez um balanço muito positivo. “Foi um ano extraordinário com uma mobilização fantástica de população!”, disse desde logo o autarca monçanense. “Tivemos muitos visitantes, quer portugueses quer estrangeiros. E tivemos muita sorte com as condições meteorológicas”.

Barbosa não resistiu a destacar a edição deste ano do combate entre São Jorge e a Coca (dragão) que mobilizou mais gente comparativamente aos anos anteriores. “Foi um ano de enorme crescimento e vem demonstrar a consolidação da marca Monção”, realçou. “Hoje Monção começa a trazer gente pela própria marca. Qualquer coisa que aqui se organize, as pessoas têm curiosidade em vir ver”.

O cortejo contou também com a presença de várias individualidades ligadas ao PS local, entre elas Paulo Esteves, vereador pela oposição na Câmara Municipal e coordenador da concelhia local. “É um balanço extremamente positivo. Gostei muito da procissão e pela forma como as pessoas respeitaram esse momento religioso”, sublinhou o autarca socialista. Mas Paulo Esteves confessou-se também muito satisfeito com a edição deste ano do combate entre S. Jorge e a Coca. “O cavaleiro foi muito bem escolhido, com um cavalo muito bem educado. Correu tudo muito bem”, concluiu.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos do Cortejo Etnográfico Monção 2019:

 

PUB

Últimas