PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Corrida S. Silvestre ultrapassa os 600 e volta a bater recorde de participantes – C/FOTOS

30 Dezembro, 2018 - 11:07

173

0

Foram mais de 600. Em números precisos: 632. Um verdadeiro recorde de participantes na 5ª edição da Corrida Solidária de S. Silvestre promovida pelos Municípios vizinhos de Monção e Salvaterra […]

Foram mais de 600. Em números precisos: 632. Um verdadeiro recorde de participantes na 5ª edição da Corrida Solidária de S. Silvestre promovida pelos Municípios vizinhos de Monção e Salvaterra de Miño [no ano passado foram cerca de 500]. Atletas de todas as idades vindos de vários pontos da região. Muitos galegos, mas também outros tantos participantes de concelhos portugueses vizinhos. Foi o caso de Alexandra Táboas, deputada na Assembleia Municipal de Melgaço, que se estreou nesta prova de atletismo. “Fui desafiada pelo meu namorado, que é natural aqui de Monção. Apesar de não ser propriamente uma grande corredora, esta prova tem um objetivo muito nobre e vim dar também o meu contributo”, disse a jovem médica à Rádio Vale do Minho. “Já não corro há algum tempo. Estou toda enferrujada”, admitiu com uma gargalhada. Mas Alexandra Táboas concluiu mesmo os cinco quilómetros do percurso. Não subiu ao pódio, mas 45 minutos bastaram para a deputada municipal socialista terminar a prova com sucesso.

Equipado a rigor e pronto a fazer-se à estrada surgiu João Oliveira, vice-presidente da Câmara. Um autarca que claramente não consegue resistir a uma corrida. “Sempre fiel à tradição. Já o fazia antes de assumir estas funções. É sempre um gosto. É uma prova diferente, com cariz solidário. É também mais uma forma de estreitar relações com Salvaterra e este ano, uma vez mais, com muitos participantes”, apontou.

 

 

Já o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa (PSD), que é também um apaixonado pelo atletismo, lamentou estar em baixo de forma. “Não tenho treinado. A vida autárquica não me tem permitido. Hoje [ontem] tem sido um dia complicado com outras atividades. Este ano, excecionalmente, não vou poder fazer algo que gosto muito que é correr”, disse. Questionado sobre quando regressa às provas, o edil teve resposta pronta. “No próximo ano, de certeza absoluta”, garantiu.

Manifestamente orgulhoso com a adesão, Barbosa realçou sobretudo uma iniciativa que “traz as pessoas aos cascos históricos das duas localidades envolvidas demonstrando uma união cada vez mais forte entre Monção e Salvaterra”. O presidente da Câmara sublinhou ainda a evidente verdade de que “juntos somos mais fortes”.

 

 

Às 19h00 em ponto foi dada a partida na Praça Deu-la-Deu, em Monção. A corrida terminou em festa na Praza do Concello, do outro lado do rio, em Salvaterra de Miño. Na categoria masculina, a vitória voltou a falar espanhol com Maikel Domingues a sagrar-se o grande campeão deste ano. Nas senhoras, a vitória foi para a portuguesa Rita Bacelar.

 

Veja algumas imagens da edição deste ano da Corrida Solidária de S. Silvestre entre Monção e Salvaterra de Miño

PUB

Últimas