PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: Corrida ao óleo alimentar – Esgotou este domingo em três dos quatro ‘hipers’ [FOTOS]

13 Março, 2022 - 20:52

6381

1

Efeitos da guerra.

É uma autêntica corrida ao óleo alimentar. Seja ele de girassol ou não, as prateleiras esvaziam rapidamente. A Rádio Vale do Minho andou este domingo – ao final da tarde – pelos quatro hipermercados de Monção e o cenário encontrado nas prateleiras espelha bem a aflição dos consumidores.

 

Entramos no Continente. Estava concorrido… muitos galegos. Soube-se há dias que este é um dos hipers que está já a racionar o óleo de girassol (máximo 3 garrafas de um litro por cliente ou 1 de 3 litros). Só que na prateleira… nem de 1 litro nem de três. 

 

Apenas etiquetas a informar “Produto temporariamente indisponível“.

 

 

 

Aspeto das prateleiras do Continente, este domingo, onde estava o óleo alimentar
[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Seguimos viagem. O Lidl também apresentava parque de estacionamento cheio. Já no interior, foi fácil encontrar a prateleira do óleo alimentar. Mas o vendaval também já por ali tinha passado.

 

Ainda restavam várias garrafas de 3 litros neste hiper que também já está a racionar. Na parte superior da prateleira está o cartaz a informar que apenas são permitidas três garrafas de 1 litro por cliente ou uma de 3 litros.

 

 

Garrafas de 3 litros de óleo alimentar ainda disponíveis no Lidl ao final da tarde deste domingo
[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Mais à frente, no Pingo Doce, esperava-nos o vácuo. Todo o óleo alimentar estava esgotado. Nas prateleiras, somente garrafas de azeite que deixavam adivinhar que outrora esteve ali o óleo. Mas já não está.

 

 

 

No Pingo Doce, o óleo alimentar… evaporou-se
[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

De referir que foi noticiado que o Pingo Doce iniciaria este sábado o racionamento de óleo alimentar. No entanto, a Rádio Vale do Minho não observou qualquer placa informativa nesse sentido. 

 

Faltava um: o hipermercado Coca. E foi lá que nos safamos. Quase que à margem desta correria toda pelo óleo alimentar, este espaço comercial vivia um final de tarde sereno. Parque cheio. Vários clientes no interior… e lá estava o óleo alimentar à nossa disposição. Ora em garrafas de 1 litro… ora em 3 litros, de várias marcas.

 

 

 

Foi no Coca que fomos encontrar óleo alimentar disponível… tanto em garrafas de 1 como de 3 litros (e várias marcas)
[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

 

Recorde-se que o óleo de girassol é um dos principais produtos que Portugal importa da Ucrânia, recentemente vítima de invasão por parte da Rússia.

 

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

 

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas