PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Conselho Local de Ação Social aprovou plano de ação para 2015

17 Março, 2015 - 08:18

189

0

Documento é desenvolvido em sete eixos prioritários. Tem como objetivo geral uma planificação estratégica que garanta, ao longo do ano, a concretização de medidas de natureza social.

O Conselho Local de Ação Social de Monção, organismo que engloba diversas entidades e instituições locais, aprovou recentemente o plano de ação para o presente ano, documentado orientador que visa a concretização de medidas de natureza social.
Desenvolvido em sete eixos prioritários, tem como objetivo geral uma planificação estratégica que garanta, ao longo do ano, a concretização de medidas de natureza social. Na ótica de Paulo Esteves, trata-se de “um documento estratégico e orientador” destinado a “fortalecer as atividades existentes e a preencher, com eficácia, determinadas lacunas sociais sentidas no concelho” através da “implementação de novas medidas”.
No eixo “Saúde”, está prevista a implementação do projeto de voluntariado “Valor Humano”, promoção da semana da saúde, realização da caminhada “Passo a Passo pela vida” e organização de uma semana dedicada à alimentação saudável.
No âmbito do eixo “Ação Social”, estão programadas várias iniciativas, nomeadamente, alargamento de respostas nas valências de lar, centro de convívio e apoio domiciliário, comparticipação municipal aos idosos desfavorecidos na compra de medicamentos, e intercâmbios entre os utentes e as instituições sociais locais
Neste capítulo, está igualmente contemplada a operacionalização do plano de ação da Universidade Sénior de Monção, a distribuição de 50 kits de material escolar a crianças oriundas de agregados familiares desfavorecidos e a continuação do Banco Municipal de Livros Escolares.
Quanto ao eixo “Educação e Formação”, os objetivos incidem na implementação do Gabinete de Atendimento e Informação ao Aluno no Agrupamento de Escolas de Monção e escola profissional, bem como em ações de formação sobre internet segura, dinamização de colónias de férias, semana do voluntariado ambiental e programa de voluntariado “Música para Todos”.
Com o propósito de promover o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, o eixo “Ambiente” aposta na preservação dos recursos hídricos, continuidade do Projeto Rios, realização de trilhos pedestres, ações de sensibilização, limpeza e plantação. Na “Habitação”, a aposta incide na aprovação de regulamento de habitação social.
No eixo “Economia Local e Emprego” aposta-se na formação e integração de pessoas no mercado de trabalho. Ponto relevante desta ação será a implementação do Gabinete de Apoio, Criação de Emprego, Empreendedorismo e Captação de Investimento. Destaque ainda para o Projeto “Dar Vida ao Mercado” através da realização de quatro feiras temáticas no mercado municipal.
Ao longo do ano, o eixo dedicado à “Cultura” focaliza-se na dinamização dos espaços culturais a patrimoniais do concelho através de programas diversos de intervenção cultural, visando, desta forma, o desenvolvimento das capacidades imaginativas e criativas da população local. Pensada está também a recuperação do património fluvial através da apresentação de candidatura para reabilitação das pesqueiras do rio Minho.

Últimas