PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Confraria da Foda já tem logótipo oficial

13 Novembro, 2016 - 23:08

147

0

Conforme seria expectável, o alguidar daquele prato típico monçanense à base de cordeiro é a imagem que dá corpo ao emblema.

A recém-nascida Confraria da Foda, de Monção, divulgou ao princípio da noite deste domingo, nas redes sociais, o seu logótipo oficial [na fotografia]. Conforme seria expectável, o alguidar daquele prato típico monçanense à base de cordeiro é a imagem que dá corpo ao emblema. Surge em tom alaranjado, em harmonia com o típico barro do qual é feito o alguidar.
Recorde-se que o anúncio da criação desta confraria foi feito à Rádio Vale do Minho no final do passado mês de outubro. Um dos fundadores é Agostinho Correia, presidente da Junta de Freguesia de Freguesia de Pias. “Os grandes objetivos passam sobretudo por promover a «foda» [nome pelo qual o prato é mais conhecido] tanto na nossa freguesia como em todo o concelho de Monção. É uma tradição mais do que centenária na nossa freguesia e Pias sempre foi conhecida pela Feira da Foda”, disse o já Grão-Mestre aos microfones da Vale do Minho.
O nome da Confraria e a respetiva escritura estão aprovados. Foi assinada no passado dia 19 e a eleição dos 15 elementos da direção deverá acontecer até final do ano. Só ficará a faltar mesmo a apresentação oficial, já agendada para 25 e 26 de Março – data da próxima edição da Feira da Foda, em Pias. O traje está ainda a ser elaborado, mas Agostinho Correia acabou por levantar um pouco do véu à Rádio Vale do Minho. “O chapéu terá uma faixa alaranjada, símbolo do fogo nos fornos. A medalha será em forma de alguidar. O cajado deverá ter cabeça em forma de carneiro. O resto do traje em si será em tom acastanhado com algumas partes em lã, alusiva ao cordeiro”, adiantou na altura o presidente da Junta de Pias.
É durante o mês de março que a freguesia de Pias realiza a Feira da Rês, também conhecida localmente como Feira da Foda. O certame tem decorrido no Largo da Senhora do Encontro, dedicando-se sobretudo à comercialização de gado caprino e ovino. Acontece sempre antes da Páscoa e é muito procurado pelas gentes do concelho e localidades vizinhas. “Vamos instalar uma tenda com cerca de 800 a mil metros quadrados para realizar uma mostra de degustação da Foda à Monção com a participação das adegas locais, arraial e animação”, explicou.
No recinto, a manhã anima-se com a presença de alguns vendedores ambulantes e muitas pessoas que vem “espreitar” os ovinos e caprinos para “decorar” a mesa na quadra pascal. Entre as conversas e negociações, contam-se muitas histórias que fazem parte da identidade local e da memória coletiva dos monçanenses.
À baila, vem sempre a origem do nome de um dos pratos mais típicos e caraterísticos da culinária local. O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Moda de Monção”, cuja III edição do Festival realizou-se o passado mês de outubro. O evento foi promovido pela Câmara de Monção durante dois fins de semana, para “atrair visitantes em época baixa para o setor turístico” num investimento municipal de 40 mil euros.

Últimas