PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

0

Monção

Monção: Começou o novo ano letivo – Saiba todos os apoios e intervenções em curso

18 Setembro, 2023 - 23:11

1190

0

Educação.

Para o ano letivo 2023/204, estão matriculados 1.742 alunos em Monção, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário/vocacional. O número foi divulgado esta segunda-feira pelo Município local, que admitiu mesmo que “deverá aumentar ao longo do ano com a previsível chegada de novos residentes”.

 

Além da oferta das fichas de atividades entre o 1º e o 9 º ano de escolaridade, com uma dotação financeira de 59.522,63 euros, o Município de Monção vai garantir transporte escolar gratuito a todos os alunos do concelho, através de um investimento superior a 1.000.000,00 euros.

 

O transporte escolar gratuito abrange todos os patamares de ensino, havendo a preocupação da autarquia em definir trajetos que permitam aos alunos sair mais tarde e chegar mais cedo a casa. Uma vantagem para quem vive nas zonas mais afastadas da sede do concelho.

 

Com uma equipa multidisciplinar de promoção do sucesso educativo, constituída por uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga e uma terapeuta da fala, está previsto o prolongamento de horário, no pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, acompanhamento das refeições, no pré-escolar, e a realização de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

 

Fruto de um protocolo de colaboração entre o Município de Monção, o Agrupamento de Escolas de Monção e a Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha, CRL, as AEC implicam um investimento de 67.500,00 euros, abrangendo múltiplas atividades, entre as quais físico-motora, tecnologia, informática, robótica, ciências experimentais, exploração da natureza, horta biológica, arte em ação, corpo em movimento, aventuras científicas, mentes digitais e xeque-mate divertido.

 

Mantendo a Ação Social Escolar, com atribuição dos escalões A e B, bem como as Bolsas de Estudo ao Ensino Superior “João Verde”, até o máximo de 30 alunos, (72.064,50 euros), continua o regime de fruta e leite escolar no 1º CEB (24.178,00 euros em 2023).

 

Referência ainda para intervenções estruturais no parque escolar do concelho, tendo decorrido trabalhos de beneficiação em vários estabelecimentos de ensino, visando receber os alunos, professores e auxiliares nas melhores condições de comodidade e funcionalidade.

 

Destaca-se a cobertura do polidesportivo da Escola Básica da Estrada, em Mazedo, (104,991,00 euros), a renovação da caixilharia na EB Deu-la-Deu Martins (181.509,10 euros), e a adjudicação do pavimento no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Monção (117.604,00 euros). Saliência, também, para a aquisição de seis ecrãs interativos (22.727.45 euros).

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas