PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Começou o Folk… e a Ucrânia já se estreou! – Veja o VÍDEO e as FOTOS

30 Julho, 2023 - 01:26

2321

0

Este domingo há gala no Campo da Feira com os 10 países participantes.

Arrancou este sábado na freguesia de Barbeita, em Monção, a 38ª edição do FolkMonção – O Mundo a Dançar. Será a 38ª edição. Vai prolongar-se até 6 de agosto.

 

O primeiro espetáculo, cumprindo a tradição, aconteceu no Largo da Ponte do Mouro, na freguesia de Barbeita, em Monção. O espaço encheu para ver a Gala d’ Aliança.

 

Em palco vão estiveram os grupos da Argentina, da Geórgia, de Portugal, e da Ucrânia.

 

Vale referir que, por Portugal, atuaram o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita; o Grupo Folclórico de Coimbra; e o Grupo Folclórico de Vila Franca, Viana do Castelo.

 

Um dos mais calorosos e longos aplausos da noite, por razões evidentes, foi para o grupo da Ucrânia. 

 

Em palco, os ucranianos encantaram a multidão presente.

 

 

 

Veja uma das danças do grupo ucraniano na Ponte do Mouro [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

No final, longa ovação geral por parte do público. À Rádio Vale do Minho, o Vice-Presidente da Câmara, João Oliveira, mostrou-se muito sorridente. Antevê uma grande edição do FolkMonção.

 

“Esta gala mostrou que o patamar continua muito elevado. Percebemos que os grupos que vieram são de elevada qualidade. Isso faz com que possamos antever duas galas no centro da vila que nos vão deixar muito satisfeitos”, referiu.

 

Questionado sobre o carinho demonstrado para com o grupo ucraniano, o autarca admitiu que “era impossível ficarmos indiferentes e espero que também eles tenham sentido da nossa parte este calor e solidariedade tão nossa”.

 

Por parte da organização, o Diretor do FolkMonção, Boaventura Rodrigues, também se mostrou orgulhoso com mais uma casa cheia na localidade onde nasceu este evento.

 

“É sempre com coração que fazemos, todos os anos a primeira gala nesta praça. É a terra do rancho e onde há 38 anos isto começou”, disse com um sorriso.

 

 

 

Veja a galeria de fotos da primeira noite do FolkMonção [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

São 10 países participantes

A edição deste ano conta com a presença de grupos vindos da África do Sul, Argentina, Bolívia, Equador, Geórgia, México, Portugal, Taiti, Ucrânia e Venezuela.

 

“O propósito maior deste Festival Internacional de Folclore é, mais uma vez, brindar o público com espetáculos únicos, onde se celebra a cultura e as tradições de cada país e região através da dança e seus cantares”, recorda a organização.

 

 

 

PROGRAMA

 

 

30 de julho, Monção, Campo da Feira

22h00 Gala Deu la Deu: Africa do Sul – Argentina – Bolívia – Equador – Geórgia – Portugal – Taiti – Ucrânia – Venezuela

 

31 de julho, Paredes de Coura, Centro da vila

22h00: Argentina – Bolívia – Taiti – Ucrânia

 

31 de julho, Salvaterra de Miño, Muralhas

21h30 (esp): Africa do Sul – Equador – Geórgia – Venezuela

 

2 de agosto, Arcos de Valdevez, Anfiteatro junto da Ponte Nova

22h00: Argentina – Equador – Geórgia – Taiti

 

2 de agosto, Vila Nova de Cerveira, Terreiro

22h00: Africa do Sul – Bolívia – Ucrânia – Venezuela

 

3 de agosto, Ponte de Lima, Expolima

22h00: Africa do Sul – Argentina – Bolívia – Equador – Geórgia – Taiti – Ucrânia – Venezuela

 

4 de agosto, Melgaço, Largo Hermenegildo Solheiro

22h00: Argentina – Equador – Geórgia – Taiti

 

4 de agosto, P. Barca, Centro da Vila

22h00: Africa do Sul – Bolívia – México – Ucrânia 

 

5 de agosto, Valença, Jardim Municipal

22h00: México – Taiti – Ucrânia – Venezuela

 

6 de agosto, Monção, Campo da Feira

22h00 Gala de Encerramento: Africa Do Sul – Argentina – Bolívia – Equador – Geórgia – México – Taiti – Ucrânia – Venezuela

 

 

Como vai ser?

Monção, volta a receber a Gala Deu-La-Deu, que assinala o primeiro domingo desta semana de espetáculos, bem como a Gala do Alvarinho/Encerramento (dia 6 de agosto), no Campo da Feira.

 

Um lugar enaltecido belo património histórico do município, as Muralhas, e uma capacidade para 6 mil pessoas sentadas.

 

Para além disso, os espetáculos irão acontecer em Arcos de Valdevez, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira.

 

À semelhança dos anos anteriores, também pode assistir ao espetáculo em Espanha: Salvaterra do Miño (31 de julho).

 

A entrada é livre e gratuita em todos os locais. O início dos espetáculos está previsto para as 22h00 em Portugal e 21h30 em Espanha.

 

 

Feira Semanal vai receber desfile

Ainda durante esta semana de Folk, a feira semanal de Monção, será marcada pelo desfile dos grupos participantes, potenciando uma maior interação com o público que tipicamente assiste pelas ruas deste Município.

 

“Este é um momento que tenta aproximar os diferentes povos e culturas através da dança e deslumbrar as pessoas que assistem nas ruas através dos seus trajes característicos, e ritmos animados”.

 

A organização deste Evento é da responsabilidade do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva, à qual se juntam cerca de 120 voluntários.

 

Monção, prepara-se assim, para acolher com a sua habitual hospitalidade os vários grupos, na Escola EB 2.3 de Monção, onde também irão decorrer, na cantina, as refeições dos participantes.

 

Este é um festival reconhecido pelo C.I.O.F.F (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais), que tem vindo a apresentar, ano após ano, um grande sucesso devido à qualidade dos grupos de folclore convidados, bem como pela organização que desenvolve um trabalho inigualável.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Festival

Últimas