PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Mais de cinco mil viram ‘O Mundo a Dançar’… o Vira! – [c/FOTOS]

5 Agosto, 2019 - 06:59

265

0

PUB Mais de cinco mil pessoas juntaram-se este domingo à noite no Parque das Caldas, em Monção, para assistir à Gala de Encerramento da 34ª edição do Folk Monção – […]

PUB

Mais de cinco mil pessoas juntaram-se este domingo à noite no Parque das Caldas, em Monção, para assistir à Gala de Encerramento da 34ª edição do Folk Monção – O Mundo a Dançar. Não havia memória de um espetáculo musical com tanta afluência no concelho. Na plateia, os cinco mil lugares sentados esgotaram em poucos minutos. Mas o povo era mais do que muito. Ao redor de todo o recinto e em todo o amuralhado, a enchente impressionava quem olhava ao redor.

“Estamos todos muito satisfeitos”, disse o diretor do Folk Monção, Boaventura Rodrigues, à Rádio Vale do Minho. Em tom sereno, sem conseguir disfarçar alguma emoção, o responsável mostrou-se incansável nos agradecimentos a toda a moldura humana ali vista. “A mudança da Praça Deu-la-Deu para aqui era um risco grande. Sabíamos que iríamos ter mais gente mas eu nunca acreditei que fosse assim. Para o ano vamos ter um problema”, adiantou. “O espaço continua a não chegar”, constatou com um sorriso. “Eu sei que ainda há muito mais espaço aqui, mas depois o palco começa a não ver-se tão bem… mas será fácil de gerir. Estamos de coração cheio!”.

 

Boaventura Rodrigues: “Eu sei que ainda há muito mais espaço aqui, mas depois o palco começa a não ver-se tão bem… mas será fácil de gerir. Estamos de coração cheio!”

 

O público cantou e vibrou com todos os grupos que passaram pelo palco. Dos tambores do Japão, passando pela elasticidade da Sérvia, até ao encanto do Chile… todos deslumbraram a imensidão de pessoas que ali se encontrava. Benim, Bolívia, Croácia, Filipinas, México, Rússia e Portugal sentiram também os aplausos avassaladores de todo aquele hemiciclo (e mais além).

Com todas as atuações concretizadas e já o público se preparava para abandonar o local, uma outra surpresa. Na despedida, todos os grupos se reuniram em palco, soltaram balões com as bandeiras dos respetivos países, e dançaram um autêntico Vira do Minho. Uma dança tão minhota… tão portuguesa… mas que naquele momento se tornou do mundo. E nenhum dançarino teve problema em ajeitar-se. Que o digam as bailarinas sérvias que rodavam as saias a fazer inveja a qualquer alto-minhota.

“Foi uma noite fantástica! Superou tudo o que seria possível! Cinco mil lugares sentados e milhares de pessoas espalhadas ao redor… Só demonstra que quando as coisas são feitas com carinho e com paixão, o resultado só pode ser este”, disse o presidente da Câmara, António Barbosa (PSD) visivelmente satisfeito com o êxito do Parque das Caldas junto da comunidade. “Mesmo enquanto vereador da oposição, dizia sempre que aqui era o verdadeiro local da Feira do Alvarinho. Fizemos essa mudança que foi bem conseguida. E hoje está aqui à vista aquilo que é um espaço magnífico que está para durar e para receber outros espetáculos”, concluiu.

 

António Barbosa: “Hoje está aqui à vista aquilo que é um espaço magnífico que está para durar e para receber outros espetáculos.”

 

O evento contou também com a presença de Augusto Domingues, vereador pelo PS na Câmara de Monção. No final, o autarca socialista mostrou-se também muito agradado. “Foi um espetáculo formidável! O Folk Monção está a crescer muito… mas isso também é natural. É assim que as coisas devem acontecer. Cada vez melhor!”, exclamou com um sorriso.

 

Augusto Domingues: “Foi um espetáculo formidável! O Folk Monção está a crescer muito… mas isso também é natural.”

 

A organização do festival, cujo orçamento rondou os 100 mil euros, coube ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva, à qual se juntaran cerca de 120 voluntários. Os espetáculos espalharam-se por toda a região circundante.

Folk Monção – O Mundo a Dançar, um dos momentos mais altos do verão cultural em vários concelhos, foi reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais, estatuto B da UNESCO), em 2006, pelo C.I.D. (Conselho Internacional de Dança), em 2005, e pela I.O.V. (Organização Internacional das Artes Populares), em 2004.

 

Veja a nossa galeira de FOTOS da gala de encerramento do Folk Monção – O Mundo a Dançar 2019
PUB

Últimas