PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Charretes regressam este sábado e domingo à vila

4 Junho, 2021 - 20:41

513

0

PUB As charretes estão a conquistar Monção. A iniciativa (inédita) do Município, integrante do programa adaptado das Festas do Corpo de Deus, está a revelar-se um êxito. Arrancou durante o […]

PUB

As charretes estão a conquistar Monção. A iniciativa (inédita) do Município, integrante do programa adaptado das Festas do Corpo de Deus, está a revelar-se um êxito. Arrancou durante o feriado desta quinta-feira e vai regressar este sábado e domingo.

O impacto junto da população tem sido um êxito. Durante o dia de quinta-feira fez-se fila para dar um passeio original e à noite não faltaram fotos a circular pelas redes sociais.

Já há muitos a garantir que vão repetir o passeio.

Conforme explicou já o Município, estes são passeios que prometem “proporcionar uma viagem por vários locais, edifícios e recantos da história monçanense num percurso que conduz os visitantes à descoberta do património cultural e edificado”.

O preço por pessoa é de 2 euros. Para crianças até aos três anos, a viagem é gratuita. Na compra de merchandising no valor de 20 euros, é oferecido um bilhete familiar (até 4 pessoas).

Os ingressos podem ser comprados em stand situado na Praça Deu-la-Deu ou na Loja Interativa de Turismo, também naquele local.

 

 

Ninho da Coca na Praça Deu-la-Deu

 

 

Num programa feito a pensar, quase na totalidade, para os mais novos, o Município está também proporcionar o Ninho da Coca na Praça Deu-la-Deu. Trata-se de um labirinto inspirado na lenda da Coca de Monção

Um verdadeiro entretenimento para toda a família. “Assim que entrar na boca do dragão, terá de percorrer um labirinto que, à medida que vai avançando no percurso, dar-lhe-á a conhecer as portas da Fortaleza de Monção e outros aspetos relevantes da história local”, adianta a edilidade.

Entretanto, na mesma praça, podem ser vistas várias Cocas (dragões) à varanda. É uma exposição assinada pelo público infanto-juvenil das oficinas de pintura da PAC (Plataforma de Arte e Cultura). Serão dezenas de versões do mítico dragão monçanense.

 

Passeios a cavalo no anfiteatro do Souto

 

 

Mas se os mais pequenos e até os mais crescidos forem mesmo apaixonados por andar a cavalo, então o lugar ideal é mesmo o anfiteatro natural do Souto. Este ano, devido às restrições provocadas pela pandemia da COVID-19, não houve o tradicional combate entre S. Jorge e a Coca. Porém, o local foi transformado na Escola de S. Jorge.

Conforme explica o Município, é uma “atividade hípica com oferta de pequenos passeios a cavalo para adultos e crianças”. Continuará a funcionar este sábado e domingo. Durante a manhã, das 10h00 às 13h00. Da parte da tarde, das 15h00 às 19h00.

 

 

Escola de S. Jorge faz as delícias de miúdos e graúdos

[Fotografia: Município Monção]

 

 

Recorde-se que as Festas do Corpo de Deus estão entre as mais concorridas do concelho de Monção. Em anos normais, destacam-se sempre pelo vasto leque de iniciativas de índole cultural e religiosa.

O combate entre S. Jorge e o dragão (Coca) atrai sempre multidões, assim como a Procissão Solene que todos os anos é acompanhada por centenas de pessoas. Porém, este ano voltará a não ser assim devido à pandemia.

 

 

[Fotografia: Ana Paula Pereira Cerqueira]

 

 

PUB

Últimas