PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção celebra Dia do Município na próxima quarta-feira

7 Março, 2014 - 10:20

161

0

Programa engloba cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações e a apresentação pública do projeto do Parque Empresarial do Noroeste Peninsular “Minho Park Monção”

Monção celebra o Dia do Município na próxima quarta-feira, dia 12 de Março. O programa tem início às 10h30 com a saudação da Banda Musical de Monção, no Largo da Alfândega, continuando, meia hora depois, no Cine Teatro João Verde, com a cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações a personalidades e instituições do concelho.
Com o título de cidadão honorário – medalha de ouro, será distinguido José Emílio Pedreira Moreira, autarca do Município de Monção entre 1997 e 2013 com um passado profissional dedicado ao ensino e à gestão vinícola, tendo presidido à Adega Cooperativa Regional de Monção e à Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
O título de cidadão de mérito – medalha de prata, será entregue a Antonino Pires Barbosa. Ligado profissionalmente ao Ministério das Finanças, exerceu como chefe de repartição e auditor em diversas localidades do país. Entre 2001 e 2013, liderou os destinos da Adega Cooperativa Regional de Monção.
Como instituição de mérito – medalha de cobre, será galardoado o Sport Clube do Porto pela organização, quase há quatro décadas, do Rali à Lampreia, um dos principais acontecimentos do calendário festivo de Monção que decorre habitualmente no último domingo de fevereiro.
O programa comemorativo continua da parte da tarde, pelas 15h00, com a apresentação do Projeto do Parque Empresarial do Noroeste Peninsular “Minho Park Monção”, investimento estruturante que abrange quatro freguesias do concelho de Monção: Pinheiros, Lara, Mazedo e Troporiz.
Com um investimento superior a 13 milhões de euros, o Minho Park Monção, participado pela Associação Industrial do Minho (90%) e pela Câmara Municipal de Monção (10%), compreende, nesta fase, uma área total superior a 56 hectares de terreno que irão receber 81 lotes para unidades empresariais (54 empresas, 16 serviços e 11 armazéns) e 889 lugares de estacionamento (765 ligeiros e 124 pesados)
A execução da ligação rodoviária entre o parque empresarial e a Estrada Nacional 101 será da responsabilidade do município que, para o efeito, apresentará uma candidatura aos fundos comunitários. Prevê-se que, em 2015, possam instalar-se as primeiras empresas.
Além deste acolhimento empresarial, o parque será ainda dotado de um conjunto de áreas destinadas ao desporto e lazer (campos de futebol e ténis), espaços de investigação (setores do vinho e transportes), serviços de apoio empresarial (incubadora de empresas), serviços sociais e educacionais (creche e ensino profissional).
O presente investimento, o maior de sempre na região do Vale do Minho e o segundo no distrito depois da “Enercon”, deverá criar, segundo as expectativas dos promotores, cerca de 1250 novos postos de trabalho no prazo de 5 anos.
Prevê-se que, em 2015, possam instalar-se as primeiras empresas. O empreendimento, cuja infraestruturação beneficia de um apoio de 8 milhões de euros no âmbito do “ON 2 – Novo Norte”, será gerido segundo um modelo
de condomínio empresarial, ou seja, a gestão de áreas como a segurança, o ambiente, a energia e as telecomunicações será efetuada de forma comum e central.

Últimas