PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Ceia medieval voltou a transportar comensais ao século XIV

11 Agosto, 2018 - 07:58

210

0

Cerca de meia centena de pessoas participaram esta sexta-feira na ceia medieval, realizada no âmbito da iniciativa Ponte do Mouro Medieval. Um convívio mergulhado em pleno ambiente do século XIV, […]

Cerca de meia centena de pessoas participaram esta sexta-feira na ceia medieval, realizada no âmbito da iniciativa Ponte do Mouro Medieval. Um convívio mergulhado em pleno ambiente do século XIV, onde não faltaram duelos de espada, danças do ventre e demonstrações com aves de rapina para entreter os comensais. Todos trajados à época. Incluindo o próprio presidente da Câmara, António Barbosa que, juntamente com a vereadora Natália Rocha, marcou presença neste evento. “Correu muito bem. O local é fantástico. E o que conta acima de tudo é o convívio que tivemos aqui hoje”, disse o edil monçanense realçando a importância de lembrar D. João I, rei de suprema importância na história do concelho. “Quando este tipo de eventos estão ligados a algo que aconteceu no próprio local, apresentam uma base sólida para continuar”, acrescentou o autarca social-democrata.

Também presente na ceia medieval esteve Augusto Domingues, vereador socialista na autarquia, que fez um balanço extremamente positivo após um repasto onde o javali foi um dos pratos principais. “É um evento muito bem estruturado. Para continuar. Este é um local fantástico, com uma carga histórica muito grande”, disse o autarca. “Esta gente tem de continuar e por isso tem de ser apoiada. O Município tem de apoiar! Este está também entre os grandes eventos do nosso concelho”, continuou. “Entrou a ganhar e está a desenvolver-se cada vez mais”.

Recorde-se que foi em 1386 que D. João I e o Duque de Lencastre se encontraram na Ponte do Mouro, em Monção. Desta reunião resultou o Tratado de Monção. O documento definiu as condições de cooperação militar entre os dois países e estabeleceu os pormenores do casamento entre o monarca português e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque.

De referir que a iniciativa Ponte do Mouro Medieval estreou em 2016. Tem sido considerada uma das melhores atividades culturais em todo o concelho. Para tal tem contribuído, entre outros fatores, o realismo da recriação histórica e toda a animação da Feira Medieval realizada em Barbeita/Ceivães. A edição do ano passado ficou marcada pela introdução da ceia medieval. O êxito foi de tal ordem que este ano irá acontecer em dobro. O projeto e a excelência dos atores têm merecido aplausos em todas as frentes. A iniciativa tem sido fortemente louvada pelo Município de Monção. A edição deste ano prolonga-se até este domingo, com nova ceia medieval marcada para este sábado.

 

PUB

 

Últimas