PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: CDS-PP quer mais dias para o Festival do Cordeiro

14 Outubro, 2015 - 08:55

293

0

Presidente da Câmara acredita que o certame vai atingir o êxito conquistado pela Feira do Alvarinho.

O CDS-PP de Monção defende que o Festival do Cordeiro deve durar mais tempo. O certame, recorde-se, arrancou na passada sexta-feira e terminou no domingo. Em reunião do Executivo Municipal, o vereador Abel Batista considerou que “a gastronomia é um dos pontos fortes de qualquer espaço em território nacional. É um dos motivos de promoção do território e da venda de turismo”. Logo, o vereador centrista sublinha que “um festival de gastronomia não pode ficar-se apenas por um fim-de-semana. Tem de ser mais alargado. E não é preciso colocar atividades culturais nem músicas. É preciso conversar com os restaurantes e verificar o que pretendem nesta matéria”.
Do lado do PSD, a vereação social-democrata, pela voz de João Garrido, fez também um balanço satisfatório do festival. “Vi alguns números e algumas referências na imprensa local, nomeadamente no site da Rádio Vale do Minho com alguns testemunhos a dizer que os restaurantes estavam cheios. Vi no domingo algum movimento na praça. Vi também por lá uma carpa e interroguei-me para que serviria uma carpa tão grande”. O autarca ‘laranja’ propôs de seguida algumas mudanças. “Acho que o modelo deve ser alterado. A carpa [na praça Deu-la-Deu] deve ser um local onde se faça uma festa popular para o cordeiro e então depois alargá-la para que os restaurantes, durante uma semana ou duas, criem o festival do cordeiro. E aí sim, as pessoas continuarem a degustar. Isto para quem não tiver a oportunidade de vir a Monção no dia da abertura”, defendeu.
Na resposta, o presidente da Câmara Augusto Domingues registou as ideias da oposição. O autarca socialista colocou até em cima da mesa a ideia de transformar a carpa num ponto de degustação. “Atendendo a que poderão vir pessoas que não terão lugar nos restaurantes, porque não arranjar um local próprio de forma a que essas pessoas não saiam de Monção sem provar o cordeiro? Podemos transformar aquela carpa num local de prova, que funcione durante o período em que decorre o certame”, sugeriu o edil, que não descarta a possibilidade de alargar o festival. “Estou a lembrar-me que a Feira do Alvarinho começou num local poeirento e atingiu agora um patamar que a todos nos orgulha. Tenho fé que o Festival do Cordeiro se transforme também num dos grandes certames da nossa comunidade”, concluiu.
A II edição do Festival do Cordeiro à Moda de Monção contou com a participação de 23 restaurantes do concelho. A iniciativa foi apoiada pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço e pela EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior.

Últimas