PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: CDS-PP alerta para estado de conservação da Ponte Medieval sobre o rio Mouro

17 Maio, 2017 - 11:13

475

0

Vereador centrista considera que «é importante restituir a vitalidade àquele cenário».

O CDS-PP Monção está preocupado com o estado de conservação da Ponte Medieval sobre o Rio Mouro, na localidade de Barbeita, em Monção. É considerada uma das mais impressionantes estruturas de passagem medievais. Eleva-se a grande altura sobre um maciço rochoso. Foi precisamente sobre esta ponte que se deu o histórico encontro entre D. João I e o Duque de Lencastre. Uma reunião da qual resultaria a aliança luso-britânica. Esse encontro volta aliás a ser recriado no próximo mês de Junho com a iniciativa “Ponte do Mouro Medieval”. Tendo estes fatores como pano de fundo, o vereador José Luís Alves lembrou em reunião do Executivo Municipal que “já em 1998, o professor José Hermano Saraiva lamentou num programa televisivo o desprezo que a Câmara Municipal dava na altura à Ponte do Mouro”. “Sei que algumas coisas foram feitas entretanto, mas a ponte continua desprezada. Passados 19 anos, pouco ou nada foi feito. Existiam por lá umas placas informativas que foram vandalizadas. Quem passa na Estrada Nacional, não tem sinalização adequada a indicar a existência daquele local”, alertou o autarca. Assim, José Luís Alves considera que “é importante restituir a vitalidade àquele cenário. Deveriam também ser feitas visitas escolares àquele sítio”. O vereador deu até como o exemplo a intervenção que foi feita recentemente na Torre de Lapela, neste concelho.
Na resposta ao vereador do CDS-PP, a vice-presidente da Câmara, Conceição Soares, recordou que há um financiamento de cerca de 200 mil euros destinados às aldeias de Portugal. “Como já fizemos a intervenção em Lapela, estamos a canalizar essa verba para a Ponte de Mouro”, garantiu a autarca socialista. “No entanto, nesse local, temos o Largo de S. Felix que pertence à Confraria, não sendo por isso espaço público. Estamos a trabalhar no sentido de estabelecer um protocolo com a Confraria de maneira a permitir que possamos, com esses 200 mil euros, fazer essa intervenção”, concluiu Conceição Soares.
À semelhança de uma grande maioria de pontes, também esta ponte medieval sobre o rio Mouro é apontada como sendo, originalmente, romana, mas reformada num momento desconhecido da Baixa Idade Média.

Executivo Municipal aprovou voto de pesar pela morte de João Francisco

Ainda durante a reunião desta terça-feira, o Executivo Municipal de Monção aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte trágica de João Francisco. O jovem, com 17 anos de idade, foi vítima de acidente rodoviário no passado dia 5 de maio.

Últimas