PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Casinhas de pássaros prometem ‘libertar’ crianças

14 Maio, 2015 - 07:57

189

0

Casinhas vão ser colocadas nas escolas de Monção, permitindo que as crianças/jovens vítimas de maus tratos possam deixar uma mensagem à CPCJ.

No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que decorreu durante todo o mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção (CPCJ), levou a efeito um conjunto de iniciativas de sensibilização para esta problemática.
Em colaboração com a artista plástica Patricia Oliveira, foi colocado um laço azul de grande dimensão na fachada da Casa do Loreto (serviços administrativos e técnicos da autarquia), sendo constituído por 14 casinhas (tipo casa de pássaro) com um pequeno orifício arredondado na frente e uma porta fechada com cadeado na parte de trás.
Concluído o mês, estas casinhas serão agora colocadas nas casas de banho das escolas de Monção, junto ao lavatório e porta-toalhas, permitindo que as crianças/jovens vítimas de maus tratos possam deixar uma mensagem à CPCJ de Monção sem que mais ninguém saiba. Posteriormente, as mensagens serão recolhidas pelos elementos da comissão.
Esta forma de interação, em local reservado e num plano de total confidencialidade, cumpre a finalidade de alerta para os maus tratos na infância e potencia a disponibilidade das crianças para a comunicação/resolução dos seus problemas.
De acordo com Patrícia Oliveira, esta iniciativa, que ativa e facilita a comunicação com a CPCJ de Monção, “bebe inspiração na comunicação via mensagem analógica” utilizada, em tempos, “com bilhetinhos dobrados de papel entre as crianças nas salas de aula”.

Últimas