PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção: Cascata do Fojo nas embalagens da Nutella

14 Maio, 2022 - 16:48

2740

0

Cascata entre os “15 lugares mais extraordinários de Portugal”.

A Nutella, marca detida pela Ferrero, vai lançar uma embalagem do famoso creme de cacau e avelã decorada com a Cascata do Fojo, na freguesia de Lara, em Monção.

 

Uma edição limitada deste doce produto onde são eleitos os “15 lugares mais extraordinários de Portugal”, numa campanha intitulada Em casa temos o que é bom.

 

Num total de 15 embalagens diferentes, a Cascata do Fojo aparece ao lado de locais emblemáticos como o Castelo de Guimarães, a Aldeia do Piódão, Serra da Estrela e o centro histórico de Lisboa.

 

“Muito próximo do rio Minho podemos encontrar a pequena freguesia de Lara, rodeada de grandes vinhas. Nesta freguesia esconde-se um lugar maravilhoso, a Cascata do Fojo. Uma envolvente natural e mágica onde a vegetação envolve um conjunto de quatro moinhos que funcionam com energia hidráulica”, descreve a Nutella.

 

 

Do Alto Minho, ainda existe uma embalagem com o Castelo de Lindoso – no concelho de Ponte da Barca – mas está legendada como Gerês.

 

 

Enchente de visitantes ao fim-de-semana

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, desde a inauguração do passadiço da Cascata do Fojo, no passado mês de janeiro, o número de visitantes àquele local da freguesia de Lara, em Monção, triplicou.

 

Os dados foram avançados à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Junta, Carlos Vieites, que se mostra muito satisfeito com o impacto que a nova atração está a ter junto de portugueses e galegos.

 

“Durante a Páscoa recebemos um grande número de espanhóis. As pessoas da freguesia até ficavam assustadas com um número tão assustador”, contou o autarca à Rádio Vale do Minho.

 

A enorme afluência, sobretudo aos fins-de-semana, começa a refletir-se na economia local. O restaurante mais próximo, testemunhou Carlos Vieites, enche facilmente aos sábados e domingos.

 

“Lara está numa fase de transformação que vai estender-se pelo concelho todo”, antevê Carlos Vieites olhando às centenas de turistas que visitam Lara. “Para ter uma noção, chegamos a contar num só dia cerca de 100 viaturas nas proximidades da Cascata”.

 

Questionado sobre o futuro, o presidente da Junta assegurou que há projetos. “Vão aparecer novidades em breve. Coisas inovadoras! Coisas diferentes!”, concluiu.

 

 

Galegos ‘loucos’ pelo local

A imprensa galega está também rendida aos passadiços da Cascata do Fojo. Recentemente, jornal Atlántico batizou-a mesmo de «passerelle de madeira com destino ao Éden». 

 

No artigo daquele jornal com sede em Vigo, e cuja tiragem diária supera os cinco mil exemplares em papel, é referido que aquela estrutura – recentemente inaugurada – apresenta um “cenário maravilhoso” onde a experiência “não desilude”.

 

Claro que a alusão mais forte vai para o final dos passadiços, onde os visitantes são brindados com a Cascata do Fojo, onde “o rio se encaixa entre duas paredes rochosas, criando um recanto inesquecível”.

 

Mas o passeio não se resume só à beleza da cascata. Aquele periódico chama também a atenção para os “quatro maravilhosos moinhos seculares, que [em tempos] aproveitaram a queda acentuada de água para moer milho”.

 

Uma “travessia tranquila marcada pelas árvores frondosas e pelo som do rio”, descreve o Atlántico sugerindo uma visita a Monção.

 

 

Uma caminhada única pela natureza

No total, recorde-se, são 350 metros de um passadiço que proporciona uma caminhada única pela natureza. Começa no chamado Lugar do Forno. No final, o caminhante é brindado com a esmagadora beleza da já sobejamente conhecida cascata do Fojo.

 

Ao redor, apenas o silêncio cortado pelo chilrear de aves e a melodia da água que cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis. Se o lugar já era atrativo sobretudo durante o Verão, o novo passadiço garante àquele espaço ainda maior êxito e fama visto que o acesso à cascata fica ainda mais facilitado. 

 

A obra, a cargo da Junta de Freguesia, representou um investimento total de 42 mil euros.

 

Veja as fotos:

 

 

[Fotografia capa: Nutella/DR]

Últimas