PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Casa Museu promove homenagem a Alberto Gomes no dia 20 de fevereiro

28 Janeiro, 2016 - 21:50

155

0

Alberto Gomes foi o primeiro futebolista do Minho a vestir a camisola da Seleção Nacional. Nasceu em Monção no dia 29 de Dezembro de 1915.

A Casa Museu de Monção/Universidade do Minho promove, no próximo dia 20 de fevereiro, uma conferência de homenagem a Alberto Gomes, pela passagem do centenário do seu nascimento.
O programa inicia pelas 15h30, com a assinatura de um protocolo de doação de objetos pessoais de Alberto Gomes à casa Museu de Monção. Segue-se uma conferência e, para as 16h30, está agendada a inauguração da exposição “Dr. Alberto Gomes, um monçanense de todos nós”.
Alberto Gomes foi o primeiro futebolista do Minho a vestir a camisola da Seleção Nacional. Nasceu em Monção no dia 29 de Dezembro de 1915. O Berto, assim era conhecido pelos familiares e amigos, veio ao mundo num país às portas da I Guerra Mundial.
De acordo com a biografia publicada no jornal “Diário do Minho”, frequentou o Colégio de Valença e o Liceu de Viana do Castelo. Desde muito cedo começou a demonstrar o jeito que tinha para a bola. Os primeiros golos foram marcados ao serviço do S.C. Vianense, mas nunca esqueceu a sua terra Natal. Chegou mesmo a disputar alguns jogos com a camisola do Desportivo local, fundado em 1933.
Seguiu para Coimbra onde se matriculou no curso de Ciências Histórico-Filosóficas. Nunca perdeu a paixão pelo futebol. O talento depressa o fez uma estrela na Académica. Em 1939, frente ao Benfica, conquista a primeira Taça de Portugal. A Académica venceu por 4-3 e Alberto Gomes assinou um dos golos da Briosa. “Recordo-o com muita alegria! É um jogador de outra geração mas sempre ouvi falar dele como um expoente máximo do desporto monçanense. Outros houve mas Alberto Gomes, por ter ido à seleção, acaba por ser o maior”, disse o presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues, à rádio Vale do Minho.
Foi em 1940 que Alberto Gomes vestiu pela primeira vez a camisola da ‘equipa de todos nós’. Aconteceu em Paris, num desafio em que a França nos venceu por 3-2. Ainda assim, o monçanense foi considerado o melhor em campo pela revista “Stadium”. Voltou a vestir a camisola das ‘quinas’ em 1942, em Lisboa, onde derrotámos a Suiça por 3-0. E desta vez Alberto Gomes marcou um dos golos desta vitória. “Oiço muitas grandes histórias daquele que foi um brilhante jogador de futebol, mas acima de tudo um grande monçanense! Foium exemplo como desportista e como cidadão. Está na hora de lhe fazermos homenagem e reconhecermos o valor que ele merece”, defendeu Armando Fontaínhas, deputado pelo PSD na Assembleia Municipal aos microfones da Vale do Minho.
Já casado, Alberto Gomes regressou a Viana do Castelo. Foi diretor e proprietário do Colégio do Minho. No entanto, numa altura em que a Académica se via aflita para não descer de divisão, o monçanense regressou à cidade dos doutores para treinar a Briosa. O clube desceu mesmo, mas foi Alberto Gomes que o trouxe de regresso ao escalão principal. Apesar de treinador, também jogava e valeu o golo da vitória marcado ao Portimonense (2-1) que vestiu Coimbra de festa. “O centenário do nascimento de uma personalidade é sempre um centenário. As terras só se tornam interessantes quando têm personalidades que os identificam e com os quais se conseguem envolver. Uma terra deve ter orgulho na sua história para poder viver o presente e perspetivar o futuro. É uma efeméride que temos de comemorar e espero que o respetivo pelouro o faça”, disse à Vale do Minho o vereador pelo CDS-PP, Abel Batista.
Durante o resto da sua vida, Alberto Gomes manteve sempre uma forte ligação à Académica de Coimbra. O princípio dos anos 80 é marcado pelo regresso à terra que o viu nascer. Conta o “Diário do Minho” que foi homenageado pela Câmara de Monção em 1979. Cerca de uma década depois, em 1990, foi agraciado pela Federação Portuguesa de Futebol com a Medalha de Comportamento Exemplar. Faleceu a 16 de Fevereiro de 1992, em Coimbra. Recebeu ainda, a título póstumo, a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo pela Câmara Municipal de Monção.

Últimas