PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Casa da Música/Sede da Banda com financiamento assegurado

17 Janeiro, 2017 - 15:26

134

0

Aprovação governamental está dada. Comparticipação é de 85 por cento.

A Casa da Música de Monção já tem financiamento assegurado. A confirmação foi dada esta terça-feira pelo Município que assegura que “a confirmação da aprovação governamental chegou há dias. A comparticipação é de 85 por cento”.
O edifício da antiga estação da CP encontra-se em fase de requalificação e adaptação para funcionar como Casa da Música/Sede da Banda Musical de Monção, devendo a inauguração acontecer no próximo dia 25 de abril do corrente ano, feriado nacional. Compromisso eleitoral e antiga aspiração da filarmónica, a autarquia monçanense apresentou uma candidatura no âmbito da regeneração urbana, contudo, face à demora na respetiva aprovação, decidiu avançar com os trabalhos, assumindo todos os encargos financeiros. “Sem garantias de comparticipação mas com vontade em cumprir o prometido, elaborou o projeto de execução, lançou os respetivos concursos e deu início aos trabalhos. O valor de adjudicação da empreitada, à qual concorreram várias empresas, ficou em 322.656,00 euros acrescida de IVA”, recorda a edilidade.
Inserido numa área extensa com significativo movimento automóvel e pedonal, a futura Casa da Música/Sede da Banda Musical de Monção engloba um espaço para ensaios coletivos e salas individualizadas para a aprendizagem e aperfeiçoamento dos diferentes instrumentos.
Mantendo a traça arquitetónica original e a memória ferroviária de outrora, através de elementos identificativos e a cobertura nas traseiras, representa o ponto de partida de um projeto estruturante para a beneficiação daquele espaço situado à entrada do centro histórico da vila.
A filarmónica monçanense, cuja existência remonta a finais do seculo XVIII, ocupa atualmente o antigo quartel dos bombeiros voluntários de Monção, imóvel localizado no centro histórico disponibilizado pela autarquia. Assim que desocupado, o edifício será transformado na Casa da Juventude.

Últimas