Vai arrancar ainda este mês na freguesia de Cambeses, em Monção, a obra de recuperação do Moinho da Estada, também conhecido por Moinho das Pereiras.
O investimento, a rondar 30 mil euros, está a cargo da Junta de Freguesia local.
A assinatura do contrato de adjudicação da empreitada realizou-se este fim de semana.
O edifício, segundo a Junta de Freguesia, tem “mais de 300 anos”.
“É um investimento significativo que dará nova vida a um espaço devoluto e em mau estado de conservação”, começou por dizer a Presidente da Junta, Catarina Lourenço, à Rádio Vale do Minho.
[crédito fotografia: JF Cambeses]
As obras de requalificação terão uma duração de 150 dias.
Contemplam a recuperação total do edificio, a sua levada, a envolvente e todo o mecanismo hidráulico do moinho que “voltará a funcionar como antigamente”.
O espaço vai tornar-se num museu.
[crédito fotografia: JF Cambeses]
“Será o nosso primeiro museu, um pequeno espaço de memoria e de identidade, um espaço de educação ambiental de visita que contará a historia da camba e do furriel, um moinho e um ribeiro que ao longo de tres séculos em conjunto e em harmonia contribuiram para alimentar um povo”, adiantou Catarina Lourenço.
“Queremos com este projeto recuperar o patrimonio edificado, dar a conhecer todo o mecanismo hidráulico dos moinhos de água ao mais jovens, recuperar o espaço envolvente e dar a conhecer os usos e costumes ancestrais da nossa freguesia”, acrescentou.
O projeto é totalmente financiado pelo orçamento plurianual da freguesia de Cambeses.
Conta com a colaboração dos utilizadores do moinho que vão participar na recolha dos dados e informação para o processo de musealização.
Comentários: 0
0
0