PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Cambeses: Praça dos Milagres foi palco de simulacro de incêndio – Veja as FOTOS

18 Dezembro, 2021 - 19:27

1142

0

Simulacro.

A Praça dos Milagres, na freguesia de Cambeses, em Monção, foi palco ao princípio da noite desta sexta-feira de um simulacro de incêndio. A iniciativa, que contou com a colaboração da Junta daquela freguesia, integrou-se na política de formação dos elementos do corpo de bombeiros da corporação monçanense e da sua rede de coordenação.

 

O simulacro envolveu um incêndio urbano com vítimas e em horário noturno, naquele local.

 

“Esta foi uma oportunidade que juntou o útil ao agradável. Tivemos o convite por parte do Comando e e da Direção dos bombeiros para participar no projeto de formação da instituição. Dissemos logo sim”, contou a presidente da Junta de Cambeses, Catarina Lourenço.

 

“Era uma ideia que tínhamos pensado executar logo que a Praça dos Milagres estivesse concluída. Em boa hora apareceu esta oportunidade para testarmos e avaliarmos a capacidade de resposta das condições da Praça dos Milagres e de toda a envolvente edificada”, apontou a autarca socialista, recordando que aquele espaço foi recentemente renovado, possuindo um sistema de rede de bocas de incêndio que precisavam ser avaliadas.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: JF Cambeses]

 

 

 

Para Catarina Lourenço, “estas atividades que envolvam a nossa comunidade são essenciais para que os níveis de segurança sejam validados e para que as pessoas se sintam informadas de como agir em situações de risco de incêndio”.

 

Este projeto permitiu avaliar a comunicação, a coordenação, os acessos e disposição do trânsito e avaliar também a resposta de primeira intervenção da Junta de Freguesia.

 

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado. A resposta foi eficaz e rápida sentimos que o nível de prontidão, profissionalismo e operacionalidade dos nossos bombeiros esta nos níveis de alerta máximo e isso e uma garantia de sucesso em situações de risco de incêndio”, referiu ainda a Presidente da Junta.

 

“Faço uma avaliação muito positiva deste simulacro e deu-nos a capacidade de testar todos os pormenores e meios disponíveis o que nos da uma ferramenta enorme de conhecimento para que hoje possamos já admitir que o reforço do investimento na primeira intervenção no combate a incêndios é prioritário. Pretendemos uma comunidade sensibilizada, informada e conhecedora de como proceder em situações de risco de incêndio”, concluiu Catarina Lourenço.

 

 

[Fotografias: JF Cambeses]

Últimas