PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção: Cambeses já conta com mais um ponto de água contra incêndios [FOTOS]

20 Novembro, 2021 - 21:14

785

0

Tem capacidade para abastecimento de duas viaturas ligeiras de primeira intervenção em simultâneo

A Junta de Freguesia de Cambeses, em Monção, recuperou o antigo lavadouro e charca tradicional de regadio daquela localidade. Estes espaços podem agora ser utilizados pela Proteção Civil como ponto de água contra incêndios.

 

“Entendemos que a política de apoio aos regadios tradicionais, a recuperação de fontanários e lavadouros públicos devem ter também associados outra funcionalidade: o aproveitamento das águas de rega e seus reservatórios para criação de novos pontos de agua contra incêndios”, refere a Junta de Cambeses em nota enviada à Rádio Vale do Minho.

 

Uma política que, para aquele Executivo socialista, “junta o útil ao agradável”.

 

“Conseguimos, com a autorização dos regantes e agricultores que o nosso apoio à recuperação destas infrasestruturas esteja também associado à sua adaptação por forma a serem utilizadas pelos corpos de bombeiros e Proteção Civil em situação de emergência em fogos florestais e urbanos”.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: JF Cambeses]

 

 

 

Em números, este ponto de água contra incêndios tem capacidade para abastecimento de duas viaturas ligeiras de primeira intervenção em simultâneo. Em litros, a capacidade alcança os 10.000 diários.

 

“Temos consciência que é uma infraestrutura com um caudal reduzido, mas considerando que a sua recuperação permite melhores condições no aproveitamento de água para rega, não poderíamos de deixar de intervir”, realçou a Junta presidida por Catarina Lourenço.

 

Este é um projeto exclusivo da Junta de Freguesia de Cambeses. Contou com a colaboração dos regantes e agricultores locais. Foi financiado pelo Plano Plurianual de Investimentos da freguesia nas rubricas orçamentais do apoio aos regadios tradicionais e Proteção Civil.

Últimas