PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Cambeses festejou Stº Amaro com devoção, roscas… e ‘Muralhas’ – Veja as FOTOS

16 Janeiro, 2024 - 03:00

1166

0

Tradição.

A freguesia de Cambeses cumpriu a tradição e assinalou esta segunda-feira o Dia de Santo Amaro.

 

Durante a manhã houve Eucaristia, abrilhantada pelo Grupo Coral de Nossa Senhora dos Milagres. Seguiu-se a Procissão Eucarística.

 

A tarde foi de animação na Praça dos Milagres, com a Banda Musical de Monção a deslumbrar o povo com mais uma atuação.

 

Provaram-se as afamadas Roscas de Cambeses. Brindou-se com Muralhas de Monção.

 

 

 

Veja as fotos [créditos: JF Cambeses]

 

 

 

O Dia de Santo Amaro festeja-se por tradição a 15 de janeiro. Amaro, ou Mauro, como também é conhecido, nasceu em Úmbria, Itália, no século VI.

 

Ainda em criança foi entregue pelos seus nobres pais romanos a um mosteiro, dirigido por São Bento, para que fosse formado na vida monástica. Amaro tornou-se no primeiro discípulo de São Bento, servindo de exemplo para os mais novos do mosteiro. 

 

Acudindo a São Bento, que teve uma visão do afogamento de Plácido, outro jovem do mosteiro entregue a Bento, Santo Amaro terá caminhado sobre as águas para salvar Plácido, que também se tornaria santo. 

 

A pedido de São Bento, Santo Amaro viajou para a França, para estabelecer a Regra de São Bento neste país. Foi assim que Amaro abriu o primeiro mosteiro Beneditino na França, a Abadia de Glanfeuil, perto de Angers. Santo Amaro acabou por falecer neste mosteiro francês, vítima da peste. 

 

É um santo invocado contra várias doenças, em especial para curar gripes, rouquidão, dores de cabeça, enxaquecas, artrose e artrite.

 

 

[Fotografias capa: JF Cambeses]

Últimas